Você conhece a relação entre a árvore, a grávida e o ladrão? A Bíblia explica facilmente:
- A figueira: Aponta para a proximidade da Volta de Cristo: "Aprendam a lição da figueira: quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas. Mateus 24:32,33
- Mulher grávida: Indica que os sinais se intensificam, ficam mais frequentes e garantem a certeza do acontecimento: Tudo isso será o início das dores. Mateus 24:8. "Como as dores de parto àquela que está grávida; de modo nenhum escaparão." (1Ts 5:2-4)
- O ladrão: Aos despreparados, Jesus virá de modo repentino: "Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhe sobrevirá repentina destruição." (1Ts 5:2-4)
Estando com os discípulos no monte das Oliveiras, Jesus ouviu deles a seguinte pergunta: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?" (Mt 24:3). O Mestre, então, enumerou vários sinais indicadores do Seu retorno à Terra. Alguns dos sinais apresentados tiveram cumprimento inicialmente em Jerusalém, e serviram como “maquete” ilustrativa dos acontecimentos do fim. Outros sinais, porém, estão se cumprindo agora, em nossos dias. Quais são eles? Na política, natureza, sociedade e religião.
1. Quais as garantias que os discípulos tiveram de que Jesus voltaria à Terra? Atos 1:11
Na ressurreição e Ascenção de Jesus, dois anjos se aproximaram dos discípulos para confirmar a promessa de que Ele voltaria. Esta promessa, feita há dois mil anos, ainda enche o nosso coração de esperança. Os eventos da história deste mundo apontam para a proximidade desse grande dia.
2. Quais as características dos Antediluvianos:
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37-39
- Aumento populacional (Gn 6:1).
- Casamentos desordenados (Gn 6:2).
- Maldade, pensamentos maus cultivados, coração corrompido (Gn 6:5).
- A terra estava em tudo corrompida, violência em tudo (Gn 6:11).
- Corrupção desenfreada e descontrolada (Gn 6:12).
- Incredulidade.
3. Que sinais seriam vistos no MUNDO SOCIAL "na sociedade, política" antes da Segunda Vinda de Cristo?
Mateus 24:6, 7, 10 - Ouvireis falar de GUERRAS "TERRORISMO" e de RUMORES, nação contra NAÇÃO.
2 Timóteo 3:1-5 - Sociedade corrompida, filhos desobedientes, maldade no coração e nas ações do ser humano.
Tiago 5:1-4, 1Timóteo 6:10 - Corrupção, cobiça e ganância. Exploração dos mais ricos sobre os mais pobres.
Lucas 21:11 - Haverá fome e doenças "epidemias".
A Bíblia descreve nesses versos um tipo de comportamento humano que tornaria a vida caótica. O desejo de supremacia e poder resultaria em conflitos, guerras e morte (Mateus 24:6,10).
4. Que três grandes sinais no MUNDO NATURAL "natureza" indicam a proximidade da Segunda Vinda de Jesus? Mateus 24:7, 29, Lucas 21:25,26
Antes da Segunda Vinda de Cristo, a natureza dará indícios na forma de fenômenos extraordinários e até mesmo devastadores. Os mesmos eventos preditos por Jesus: um grande terremoto, sinais no sol, na lua e nas estrelas – aparecem na descrição que o Apocalipse faz da abertura do sexto selo (Ap 6:12, 13).
d) Grandes calamidades (Lc 21:10,11).
Tudo isso nos indica faltar somente a abertura do sétimo e último selo, que é a própria volta de Jesus (Apocalipse 8:1).
Mateus 24:4, 5,11, 24 - Haverá falsos CRISTOS e falsos PROFETAS. O engano será baseado em sinais e PRODÍGIOS. A iniquidade será multiplicada (Mt 24:11; 1Jo 3:4).
Apocalipse 13:13,14 - Falso reavivamento espiritual "muitas vezes tendo como base as emoções".
Jesus predisse que muitos viriam em Seu nome para enganar e fazer as pessoas se perderem (Mt 7:15). A Bíblia nos alerta quanto aos falsos profetas, ou falsos líderes religiosos (1Jo 4:1). Jesus nos convida a analisarmos seus "frutos", ou seja, o resultado do trabalho e da vida desses pretensos profetas, para não sermos enganados (Mt 7:16-20). Milagres e profecias não são provas suficientes de que tais pessoas são verdadeiros mensageiros de Deus (Mt 7:21-23).
a) Qual é a motivação dos falsos profetas ao pregarem a Bíblia?
2 Pedro 2:1-3 - Avareza.
b) O que atrai pessoas a esses falsos líderes?
Mateus 7:21-23 - Amizade, doutrina sem base bíblica, sinais, prodígios e curas.
No sermão escatológico Jesus enfatizou que o engano será o instrumento mais poderoso do inimigo nesses dias finais. Se possível, enganaria os próprios escolhidos (Mt 24:24). Todo aquele que em sua sinceridade busca a Deus, não será deixado em trevas com relação ao caminho a seguir. “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Sl 25:12).
Se você analisar historicamente cada um desses sinais, perceberá que eles se harmonizam inteiramente com as três metáforas acima (a árvore, a grávida e o ladrão). Eles estão se intensificando cada vez mais, indicando a brevidade do retorno de Jesus.
c) Que último acontecimento ocorrerá antes da Segunda Vinda de Jesus?
Mateus 24:14 - A pregação do evangelho verdadeiro em todo o MUNDO, então chegará o fim.
Em Mateus 24:14 apresenta a pregação do evangelho em todo o mundo (Ap 14:6-12). Esse não é um evangelho barato, baseado na tradição e nos ensinos humanos, mas é o Evangelho Eterno, que foi atacado pelo inimigo de Deus ao longo da história (Dn 8:11-12). Trata-se de uma mensagem pura e autêntica, não uma mensagem distorcida e mentirosa, que os falsos líderes pregam (2Pe 3:15,16; Gl 1:6,7).
5. Paulo fala de “outro evangelho” que está sendo pregado (Gálatas 1:6). O que fazer para não ser enganado? 1 João 4:1
Devo PROVAR se o ensino está de acordo com a Palavra de DEUS. Todo cristão tem a responsabilidade de comparar o ensino religioso popular com as Escrituras. Esta não é uma opção, é um imperativo. Precisamos agir como os bereanos, que recebiam a mensagem do evangelho com grande avidez e examinavam as Escrituras para confirmar o ensinamento bíblico (At17:11). Tudo o que ouvimos sobre Deus e sobre o futuro deve ser comparado com as informações bíblicas.
6. Por que Deus manda provar o ensino dos profetas? Mateus 7:15; 2 Pedro 3:16
Porque, na Bíblia, tudo é fácil de entender.
Para não sermos enganados diante de tantas religiões e denominações, a Bíblia nos orienta a confirmar se os ensinos provêm de Deus ou não, ou seja, devemos comparar a doutrina bíblica com os ensinamentos que recebemos (Mt 7:15).
7. Como saber se uma doutrina é verdadeira?
João 7:17; Isaías 28:10 - Doutrina de acordo com toda a Bíblia.
Uma doutrina bíblica verdadeira é permanente e absoluta, ou seja, é válida para todas as épocas e se aplica a todas as culturas. Está baseada na totalidade das Escrituras, isto é, toda a Bíblia deve ser examinada. Tanto o Antigo como o Novo Testamentos devem ser estudados no contexto bíblico.
8. Se os sinais estão se cumprindo, por que Jesus ainda não voltou? 2 Pedro 3:9
Deus está esperando a nossa decisão. Ele deseja que todos nós nos salvemos.
Jesus está sendo MISERICORDIOSO, para que ninguém se perca. Deus aparentemente “demora” porque tem um propósito: salvar o máximo de pessoas possível. Ele quer que todos tenhamos a chance de arrependimento e que todos alcancemos a vida eterna. Enquanto aguardamos, ser ativos na pregação do evangelho: “E será pregado este evangelho devemos do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt 24:14; Ap 14:6-12).
9. Que atitudes devemos ter no tempo do fim? Lucas 21:28, 34; Mateus 6:33
1) Exultar e ERGUER a cabeça.
2) Buscar a Deus em PRIMEIRO lugar.
Vários versos nas Escrituras indicam que o dia da volta de Jesus será como um “ladrão” (Mt 24:43, Lc 12:39, 1Ts 5:2, 2Pe 3:10, Ap 3:3; 16:15). O apóstolo Paulo escreveu: “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão" (1Ts 5:4). Você já aceitou Cristo como Senhor e Salvador de sua vida? Se sim, então está sob a graça de Deus. Se seus pecados foram perdoados e esquecidos, você pode olhar para o amanhã com confiança. Se não aceitou ainda, o que acha de fazê-lo agora?
Recapitulação:
Os sinais da vinda de Cristo estão se CUMPRINDO. Um grande sinal que indica a proximidade da volta de Cristo é a PREGAÇÃO do evangelho em todo o mundo. Dois evangelhos estão sendo pregados: o verdadeiro e o FALSO. Devemos provar se a doutrina ensinada está de acordo com a Palavra de DEUS. No tempo do fim devemos erguer a CABEÇA e buscar a Deus em PRIMEIRO lugar.
Reflexão:
A Bíblia não nos deixa confusos quanto aos acontecimentos que estamos presenciando. Jesus mesmo afirmou: “Quando virdes essas coisas sabeis que o fim está próximo” (Mt 24:33). Erros doutrinários ou teológicos não precisam ser fonte de engano, pois Deus disponibilizou bastante evidência nas Escrituras para nos guiar no caminho correto.
Se você observar com cuidado este estudo, perceberá que vivemos justamente no tempo do fim. Os sinais estão se cumprindo e vivemos no último capítulo da história. Jesus está voltando! Você deseja se preparar para este dia? Ore a Deus e diga isso a Ele. Jesus ainda não voltou, pois está esperando por você.
Compromisso de Fé:
( ) Creio que estamos vivendo no tempo do fim.
( ) Desejo conhecer e praticar a doutrina que está de acordo com toda a Bíblia.
( ) Quero me preparar para a volta de Cristo.
( ) Desejo anunciar Sua volta às outras pessoas que ainda não O conhecem.
Leitura complementar:
1. Crença 25. Nisto Cremos:
2. Capítulo 22 e 25. Tratado de Teologia:
3. Ellen G. White: (Casa Publicadora Brasileira). Eventos Finais
4. Alceu A. Nunes. O Dia da sua Vinda: Movimentos Apocalípticos e a Expectativa da Volta de Cristo (Unaspress).
5. Amin A. Rodor; Alberto R. Timm; Vanderlei Dorneles. O Futuro: a visão adventista dos últimos acontecimentos (Unaspress).
Referências:
Estudos Bíblicos: Ouvindo a Voz de Deus, BíbliaFácil
