A VERDADE SOBRE A MORTE
A Bíblia afirma que o resultado da transgressão/desobediência seria a condenação da morte "certamente morrerás" (Gn 2:17) e confirma que todos "somos pecadores" (Rm 3:23) "não há um justo" (Rm 3:10) e "salário do pecado é a morte" (Rm 6:23).
Se existe algo com que não nos acostumamos, é a morte. Curioso é que, em meio às incertezas da vida, a certeza da morte é o que mais nos intriga. Você já se perguntou: "Para onde vou quando morrer?" O que acontece a uma pessoa, depois da morte? ou "existe vida após a morte?". A realidade é que ninguém se conforma com a morte, sugerindo que não fomos criados para morrer. As
tentativas feitas para se responder a essa pergunta são muitas. E a maioria delas só consegue aprofundar
a angústia e a tristeza que envolvem o assunto, e aumentar as dúvidas. Para
uns, ao morrer, o indivíduo vai direto para o Céu ou para o inferno. Para
outros, ele será um espírito que encarnará sucessivamente em outros seres. Em
meio a ideias conflitantes, necessitamos obter uma resposta produtora de
segurança, que só pode ser encontrada na Palavra de Deus.
1.
Que material/elementos Deus usou para criar o homem?
Gênesis2:7 - Para entendermos a morte, precisamos conhecer como surgiu a vida. A Bíblia ensina que a vida humana é composta de dois elementos: PÓ DA TERRA + FÔLEGO DE VIDA = alma vivente/ser humano.
A teoria da evolução explica que o ser humano precisou de milhões de anos para se constituir no que é hoje. As Escrituras declaram, que o ser humano foi criado por um Deus onipotente, que utilizou apenas pó da terra e o sopro de Sua boa (Gn 2:7). O salmista Davi declara que fomos criados de modo "assombrosamente maravilhoso" (Sl 139).
2. O que é uma alma vivente?
Ezequiel 18:4 - O texto de Ezequiel diz que "a alma que pecar morrerá". Logo alma = pessoa. Um estudo atento indica que, quando a Bíblia fala de alma, está se referindo a uma pessoa ou a vida dessa pessoa.
Deuteronômio 10:22 - Moisés ao falar da família de Jacó, afirma que setenta almas desceram ao Egito.
Gênesis 46:27 - Setenta pessoas desceram ao Egito. Não existe, portanto, uma entidade "transparente" ou "consciente".
A palavra "alma" aparece na Bíblia aproximadamente 1.600 vezes e em nenhum caso se refere a uma entidade fora do corpo ou à imortalidade. Alma é a união do corpo com fôlego de vida = a pessoa viva como um todo (Dt 10:22).
3. O que acontece com a pessoa (alma
vivente) quando morre?
a) Gênesis 3:19 - Corpo volta a ser PÓ.
a) Gênesis 3:19 - Corpo volta a ser PÓ.
b) Eclesiastes 12:7 - Espírito,
ar ou fôlego de vida, volta para DEUS.
c) Eclesiastes 9:5; Salmo 6:5 - Memória
é entregue ao ESQUECIMENTO.
d) Eclesiastes 9:5, 10; Jó 7:9, 10. Vai para a sepultura e não têm conhecimento de alguma coisa.
Na morte, o corpo retorna à terra e se decompõe. Já o fôlego de vida retorna a Deus. A lucidez se desfaz, juntamente com as lembranças e sentimentos (Sl 6:5). Jesus comparou a morte a um sono (Jo 11:11-14).
Na morte, o corpo retorna à terra e se decompõe. Já o fôlego de vida retorna a Deus. A lucidez se desfaz, juntamente com as lembranças e sentimentos (Sl 6:5). Jesus comparou a morte a um sono (Jo 11:11-14).
4. Existem pessoas que dizem conversar com os mortos. Isso é possível?
Eclesiastes 9:5,6 - Conforme o texto, é impossível falar ou ver alguém que já morreu. A Bíblia é muito clara sobre esse assunto. Ela nos adverte que seres espirituais (anjos caídos) são capazes de personificar alguém (2 Co 11:13), imitar a voz do falecido ou até mesmo possuir uma pessoa e psicografar mensagens. Portanto, precisamos ser guiados pela Palavra de Deus e não por supostas aparições de "entes queridos falecidos". Em tais
manifestações, não é a pessoa morta que aparece, mas Satanás e seus anjos disfarçados. Em Levítico 18:11 declara que não
existe reencarnação nem comunicação com os mortos.
5. Que advertência a Bíblia nos traz sobre a consulta aos mortos? Deuteronômio 18:10-12
A Bíblia relata a trágica história do rei Saul, que foi consultar uma médium em En-Dor, na esperança de conversar com o falecido profeta Samuel (1 Samuel 28:8). Satanás aproveitou-se da situação para enganar o rei, que sofreu terríveis consequências (1 Samuel 31).
5. Quem,
unicamente, possui imortalidade?
1Timóteo 6:16 O único que possui
imortalidade é DEUS.
A imortalidade é um atributo exclusivo da divindade. A teoria de vida imediatamente após a morte é um dos enganos do inimigo de Deus (Gn 3:4). A ideia da alma separada do corpo foi propagada ao longo dos séculos em culturas pagãs e introduzida no cristianismo. Infelizmente, muitos absorveram o conceito grego de "corpo" e "espírito" como entidades separadas, identificando "espírito" com "alma", contradizendo, assim, a Palavra de Deus.
6. Sob
que condição o homem conservaria sua imortalidade?
Gênesis2:16, 17 - A condição era não COMER do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, deveriam obedecer.
O ser humano, ao ser criado, recebeu imortalidade condicional; para mantê-la, deveria viver em obediência. Deus declarou claramente que a desobediência acarretaria a morte, mas Satanás, por meio da serpente, afirmou: "É certo que não morrereis". Essa mentira sobre a imortalidade se mantém até os dias de hoje.
7. O que
o pecado ocasionou ao ser humano?
Romanos5:12; 6:23 - O pecado trouxe a MORTE que,
por sua vez, passou a todos os HOMENS.
Deus criou o ser humano para Sua glória (Is 43:7), para refletir a Sua imagem (Gn 1:27) e não planejou a morte - ela ocorreu como
consequência do pecado. Adão e Eva experimentaram a morte e as tendências
pecaminosas foram transmitidas para toda a raça humana. Portanto, a morte
tornou-se a tragédia de toda a humanidade.
8. Como Jesus considerou a morte?
João 11:11-14 - Jesus afirmou
que a morte é um SONO.
Jesus usou o "sono" como uma metáfora para explicar o estado da morte (Jo 11:11-21). A experiência de Lázaro é a maior evidência que não há vida imediata após a morte. Se ao morrer a pessoa fosse para o Céu, Jesus não iria até o túmulo. Ele simplesmente diria: "Lázaro, desce do Céu! Mas ele disse: "Lázaro vem para fora!".
9. Até
quando os mortos em Cristo permanecerão
dormindo na sepultura?
João 5:28,29; 1 Tessalonicenses 4: 16 - Até a SEGUNDA
VINDA de Jesus.
Ao soar a
trombeta, os mortos em Cristo ressuscitarão e serão acompanhados pelos anjos
para encontrar com o Senhor nos ares. Pode-se ver claramente porque os mortos não vão diretamente para o Céu ou para o inferno. Se esse fosse o caso, não
haveria a necessidade do dia da ressurreição para receber a recompensa, pois
ela já teria sido outorgada.
A ressurreição dos salvos que já morreram é o plano divino para resolver o problema da morte, é a solução definitiva para o problema da morte. Ela ocorrerá na Volta de Jesus - primeira ressurreição (1 Ts 4:16). Para o mortos ímpios, a ressurreição ocorrerá após o milênio - segunda ressurreição (Ap 20:5-9) e trará juízo e condenação.
10. Qual será a recompensa dos que participarem da primeira ressurreição?
1 Coríntios 15:51-53 - Receberão a
imortalidade perdida, num ABRIR e
fechar de OLHOS.
O "vencedor" de nenhum modo sofrerá o dano da segunda morte (Ap 2:11). Por ocasião da segunda vinda de Cristo aqueles que aceitaram a Jesus receberão a vida eterna. Os salvos desfrutarão de felicidade plena e passarão toda a eternidade em companheirismo com Seu Senhor e Salvador.
Recapitulação:
Deus fez o homem do PÓ da terra e soprou nele o FOLEGO de VIDA. Então, o homem se tornou ALMA vivente. Alma, na Bíblia, é uma PESSOA. A morte é um estado de inconsciência. Jesus a considerou um SONO. Os mortos não SABEM de coisa alguma. Quando a pessoa morre a mente se apaga. O corpo volta a ser PÓ e o fôlego de vida VOLTA a Deus. Os mortos justos ficarão na sepultura até a volta de JESUS.
Reflexão: Os
justos serão despertados do sono da morte para a vida eterna. Os ímpios serão
despertados do sono da morte para a destruição eterna. Em qual grupo você
deseja estar?
Talvez você esteja com saudades de alguns familiares que já faleceram e tenha esperança de um dia reencontrar-se com eles. Jesus é a solução para a morte. Ele disse: "Eu Sou a ressurreição e a vida" (João 11:25). Apenas Ele tem "as chaves da morte e do inferno" (Ap 1:18). Ele garantiu que um dia não teremos mais pranto, nem dor, nem morte (Ap 21:4). Precisamos confiar que um dia Ele trará nossos queridos novamente à vida. Como está a sua vida? Se você morresse hoje, estaria em paz com Deus? Pense nisso e entre mais uma vez sua vida a Jesus.
Compromisso de fé:
[] Entendo que os mortos estão inconscientes e não podem se comunicar com os vivos.
[] Entendo que os mortos estão inconscientes e não podem se comunicar com os vivos.
[] Creio que a morte é um sono e que os mortos justos ressuscitarão na
segunda vinda de Jesus.
[] Aceito a ressurreição como solução definitiva para o problema da morte.
[] Reafirmo minha aceitação de Cristo como meu Salvador. Desejo obedecer-Lhe em tudo e, por ocasião da Sua vinda, receber a imortalidade.
[] Reafirmo minha aceitação de Cristo como meu Salvador. Desejo obedecer-Lhe em tudo e, por ocasião da Sua vinda, receber a imortalidade.
Leitura complementar:
- Nisto Cremos: Crenças 7 e 26.
- Tratado de Teologia: Capítulos 9-10.
- Ellen G. White: O Grande Conflito. capítulos 33-34 (Casa Publicadora Brasileira).
- Ellen G. White: História da Redenção. capítulos 56 e 64 (Casa Publicadora Brasileira).
- Ellen G. White: Mensagens Escolhidas. vol. 1, capítulos 43 (Casa Publicadora Brasileira).
- Samule Bacchiocchi. Imortalidade ou ressurreição: uma abordagem bíblica sobre a natureza humana e o destino eterno (Unaspress).
- Robert L. O dom. Vida para Sempre (Casa Publicadora Brasileira).

0 Comentários