Sacudidura

Sacudidura




    Ser membro da Igreja é garantia de salvação? Ser Membro da Igreja não é Garantia de Salvação
    É uma solene declaração que faço à igreja, de que nem um entre vinte dos nomes que se acham registrados nos livros da igreja, está preparado para finalizar sua história terrestre, e achar-se-ia tão verdadeiramente sem Deus e sem esperança no mundo, como o pecador comum. Serviço Cristão, págs. 40 e 41.
    Os que tiveram oportunidades para ouvir e aceitar a verdade, e se uniram à Igreja Adventista do Sétimo Dia, considerando-se o povo de Deus que guarda os mandamentos, mas não possuem mais vitalidade e consagração a Deus do que as igrejas nominais, serão atingidos pelas pragas de Deus tão verdadeiramente como as igrejas que se opõem a Sua lei. Manuscript Releases, vol. 19, pág. 176.

1. Por que as pessoas abandonam o evangelho? Por que se tornam avessas e até mesmo inimigas da igreja depois que se desligam dela? Existe alguma explicação profética que descreva esse quadro? Amós 9:9Mateus 13:24-30; Lucas 22:31,32
    Sim! É o que chamamos de Sacudidura, que é um processo espiritual que está acontecendo na Igreja de Deus e que aumentará de intensidade até o fechamento da porta da graça. Nela, a palha e a sujeira saem, mas o grão fica. Os infiéis sairão para o mundo, para os falsos ensinos, mas os fiéis permanecerão na Igreja. 
    “Porque eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão” (Amós 9:9).
    A palha e a sujeira saem, mas o grão permanece. Guarde esse simples conceito em sua mente e em seu coração. Essa ideia de sacudidura, ou peneiramento, foi extraído da agricultura. Por que a palha sai da peneira? Porque ela é leve, não tem conteúdo. Porque o grão fica? Ele é sólido, possui conteúdo. Mesmo assim, o grão, passa por um processo terrível, mas necessário. Ser sacudido de um lado para o outro, e não sair da peneira, permitindo somente que saia a sujeira. Jesus Cristo mais tarde, faz uso dos elementos da agricultura (parábola do Joio e do Trigo – Mateus 13:24-30), ele diz: “Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.”
    Por que a palha é separada do trigo “grão”? "Introduzir-se-ão divisões na igreja. Desenvolver-se-ão dois partidos. O trigo e o joio crescerão juntos para a ceifa." Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 114.
    Haverá uma sacudidura da peneira. No devido tempo, a palha precisa ser separada do trigo. Por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos está esfriando. Este é precisamente o tempo em que o genuíno será o mais forte. Carta 46, 1887
    Na parábola do trigo e do joio, Jesus destaca que o joio é separado do trigo. E isso é enfatizado quando Ele mencionou claramente: “Ajuntai primeiro o joio.” Ele confirmou que o joio sairia e o grão permaneceria. 
Entendendo a parábola:
a) O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
b) O campo é o mundo;
c)  A boa semente são os filhos do reino;
d) O joio são os filhos do maligno;
e) O inimigo que o semeou é o diabo;
f)  A ceifa é a consumação do século, fim do mundo;
g) Os ceifeiros são os anjos.
h) Assim como o joio é colhido e lançado no fogo, assim será na consumação do século.
    Ellen White reafirmou isso: “É verdade que há joio com o trigo, mas Cristo disse que enviaria Seus anjos para juntar primeiro o joio e atá-lo em molhos para ser queimado, mas recolher o trigo no celeiro” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 68).
    Há uma necessidade por parte da igreja, para se preparar para esse tempo, vamos usar algumas referências do Espírito de Profecia.
    “Quase todos que professam crer na verdade presente, não se acham preparados para compreender a obra de preparação para este tempo”. Testemunhos Seletos, Vol 1, 466.
    “Devemos com urgência buscar esta experiência e este preparo, pois Deus está agora cirandando o Seu povo, provando os seus propósitos ou motivos. Muitos serão apenas palha, não trigo, pois não haverá valor neles”. Testemunhos Seletos, Vol 4, 51.

2. Quando ocorrerá? 
    “Vi que estamos agora no tempo da sacudidura” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 429).
    Ela virá, mas já começou. “Logo que o povo de Deus estiver selado na fronte – não é algum selo ou marca que pode ser visto, mas a consolidação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que não possam ser abalados – logo que o povo de Deus estiver selado e preparado para a sacudidura, ela ocorrerá. Na realidade, já começou”(Eventos Finais, p. 219).

3. Quais são as causas/razões da sacudidura?
a) A rejeição do testemunho da testemunha fiel e verdadeira. 
    Perguntei qual o sentido da sacudidura que eu acabava de presenciar e foi-me mostrado que fora causada pelo positivo testemunho motivado pelo conselho da Testemunha fiel, aos laodiceanos. Esse testemunho terá o seu efeito sobre o coração do que o recebe, levando-a a exaltar a norma e declarar a positiva verdade. Alguns não suportarão esse claro testemunho. Opor-se-lhe-ão e isto causará uma sacudidura entre os filhos de Deus. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 60.
    "Todos os que não estiverem dispostos a assumir uma posição ousada em prol da verdade, e a sacrificar-se por Deus e por Sua causa, serão joeirados." Primeiros Escritos, p. 50.
    O Senhor pede o renovamento do positivo testemunho apresentado em anos passados. Ele pede uma reforma da vida espiritual. As energias espirituais do Seu povo têm por muito tempo estado entorpecidas, mas há de haver um ressurgimento da morte aparente. Pela oração e confissão do pecado, precisamos preparar o caminho do Rei. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 274 e 275.

    Quem é laodiceano? Ap 3:15-18 - ¹⁵ "Sei de tudo que você faz. Você não é frio nem quente. Desejaria que fosse um ou o outro! ¹⁶ Mas, porque é como água morna, nem quente nem fria, eu o vomitarei de minha boca. ¹⁷ Você diz: ‘Sou rico e próspero, não preciso de coisa alguma’. E não percebe que é infeliz, miserável, pobre, cego e está nu. ¹⁸ Eu o aconselho a comprar de mim ouro purificado pelo fogo, e então será rico. Compre também roupas brancas, para que não se envergonhe de sua nudez, e colírio para aplicar nos olhos, a fim de enxergar."  São indiferentes, ouvem as advertências, mas não se importam, não se preocupam.
    "A mensagem laodiceana aplica-se ao povo de Deus que professa crer na verdade presente. A maior parte deles são professos mornos, tendo nome, mas não zelo. [...] Aplica-se a esta classe o termo ‘morno’. Professam amar a verdade, todavia são deficientes no fervor e no devotamento cristãos” (Ibid., v. 4, p. 87).
    Os laodiceanos possui uma visão distorcida da realidade, visão inflacionada de si mesmo, orgulhoso e autossuficiente. Apoiar-se nisso é respirar a atmosfera de laodicéia.

b) Rejeitar a verdade presente (Primeiros Escritos, p. 50). 
    Ellen White, utiliza a expressão verdade presente para se referir ao movimento. Mas ela também, apresenta um conjunto de doutrinas (sábado, ministério de Cristo no santuário celestial, o estado do homem na morte, a terceira mensagem angélica, justificação pela fé), porque todos esses elementos devem ser pregados a luz da cruz do calvário. Mas, ela também apresenta a mensagem de saúde, impulsionando e facilitando a pregação da verdade presente.
    Nesse contexto ela diz: “A unidade do povo remanescente de Deus produz no mundo poderosa convicção de que eles possuem a verdade e que são o povo peculiar, escolhido por Deus. Essa unidade desconcerta o inimigo, por isso ele está determinado a fazer com que ela não exista. A verdade presente, crida no coração e exemplificada na vida, torna o povo de Deus unido e lhe concede poderosa influência. Testemunho a Igreja, Vol. 1, 317.
c) Mornidão, descuido e indiferença. Ap 3:16
   “Ao serem sacudidos, alguns tinham sido lançados fora do caminho. Os descuidosos e indiferentes, que não se uniam com os que prezavam suficientemente a vitória e a salvação para por elas lutar e angustiar-se com perseverança não as alcançaram e foram deixados atrás em trevas, e seu lugar foi imediatamente preenchido pelos que aceitavam a verdade e a ela se filiavam”. Primeiros Escritos, 271.
    Que direi eu a fim de despertar o povo remanescente, pergunta a serva do Senhor?
    “Foi me mostrado que estão diante de nós terríveis cenas, satanás e seus anjos estão reunindo todas as suas forças para oprimir o povo de Deus”.
d) Conhecimento superficial que levará muitos a se deixarem desviar por falsas teorias. Efésios 4:14; Colossenses 2:4,8; 2 Pedro 2:1,2,12
    “Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça. Escorregam para qualquer posição para agradar a tendência de seus sentimentos de amargura” (Testemunhos Para Ministros, p. 112).
    O inimigo introduzirá doutrinas falsas, tais como a de que não existe um santuário. Este é um dos pontos em que alguns se apartarão da fé. Evangelismo, pág. 224.
    “Foi-me mostrado que as falsas teorias insinuadas no passado, de maneira alguma surgiram em vão. Em havendo oportunidades favoráveis, elas reaparecerão” (Vida e Ensinos, p. 81). 
    Cada dia tem surgido grupos, ministérios, institutos, centros e outras instituições mais, intitulando-se reformadores, com uma aparência de querer ajudar a Igreja no cumprimento da sua missão. Quando começam a apresentar sua doutrina, lentamente passam a misturar a verdade com o erro, a fim de enganar o máximo possível de pessoas.
    O derradeiro engano de Satanás será anular o testemunho do Espírito de Deus. "Não havendo profecia, o povo se corrompe" [no inglês, "o povo perece"]. Prov. 29:18. Satanás operará habilmente de várias maneiras e por
    O plano de Satanás é enfraquecer a fé do povo de Deus nos Testemunhos. Em seguida vem o ceticismo no tocante aos pontos vitais de nossa fé, as colunas de nossa posição, depois as dúvidas acerca das Escrituras Sagradas, e então a caminhada descendente para a perdição. Quando os Testemunhos, nos quais se acreditava anteriormente, são postos em dúvida e rejeitados, Satanás sabe que as pessoas enganadas não pararão aí; e ele redobra os seus esforços até lançá-las em rebelião aberta, que se torne irremediável e termine em destruição. Testimonies, vol. 4, pág. 211.

    Na obra do engano, os agentes do diabo nunca se apresentarão descuidados, mal vestidos e comendo de tudo. Eles aparecem com roupas decentes e conservadoras, vegetarianos, e com o Espírito de Profecia debaixo do braço. Ou seja, do mesmo modo como Deus quer que o Seu povo seja. Mas, depois de ganhar a confiança dos irmãos, aí começam a disseminar seus falsos ensinos.
    Nossa comunhão diária deve acentuar cada vez mais nosso apego a Cristo e a Sua igreja. Somos um movimento profético com uma mensagem especial clara e distintiva de todos os demais grupos religiosos. Nossos pilares distintivos estão fundamentados na Palavra de Deus e na mensagem profética. Não podemos mudar ou alterar nada e nosso compromisso deve ser somente com a verdade. Algumas verdades de nosso conjunto de crenças têm sofrido terríveis ataques (amanhã vamos ampliar mais essa questão). Tais ataques têm por base o engano transvestido de “verdade”, orquestrados pelo pai da mentira, que usa falsamente a Palavra de Deus. Essas ações diabólicas se acentuarão cada vez mais nos últimos momentos da história deste mundo. 
    Muito cuidado com o pensamento de que se a pessoa for sincera em sua teoria, isso basta. Veja o que Ellen White diz: 
    “Sem sinceridade não há genuína religião, mas a sinceridade numa religião falsa jamais salvará o homem. Posso ser perfeitamente sincera em seguir um caminho errado, mas isto não torna o caminho certo, nem me levará ao lugar a que eu desejava chegar” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 56). 
e) Os enganos satânicos. Mateus 7:15; Marcos 13:22,23; 2 Coríntios 11:14
    "Satanás está trabalhando como nunca antes. Ele está procurando atuar como dirigente do mundo cristão. ... Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo." Eventos Finais, p. 155 e 163.
  "Não será permitido a Satanás imitar a maneira do advento de Cristo. O Salvador advertiu Seu povo contra o engano neste ponto, e predisse claramente o modo de Sua segunda vinda. ... Não  há possibilidade de ser imitada esta vinda. Será testemunhada pelo mundo inteiro."
- Sobrenaturais e espiritualistas: “Muito vívido foi o esclarecimento a mim dado de que muitos sairiam de nós, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios” (Ibid., v. 2, p. 392). b) 
- Milagres: “O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres; pois Satanás imitará os milagres que forem operados” (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 16).
f) O sofrimento/pressões (Manuscript Releases, v. 20, p. 285).
    Logo o povo de Deus será provado por ardentes provas, e a grande proporção dos que agora permanecem genuínos e verdadeiros, demonstrar-se-á metal vil. ...
    Quando a religião de Cristo for mais desprezada, quando Sua lei mais desprezada for, então deve nosso zelo ser mais ardoroso e nosso ânimo e firmeza mais inabaláveis. Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, ferir as batalhas do Senhor quando são poucos os campeões - essa será nossa prova. Naquele tempo devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 31.
g) A perseguição (O Grande Conflito, p. 608). 2 Timóteo 3:12
    A própria perseguição é um vento soprando, porque nós vamos falhando nas outras coisas elementares. As provas e perseguições apenas evidenciam quem é palha e quem é grão.
    Na ausência da perseguição, têm entrado para nossas fileiras homens que parecem sãos, de inquestionável cristianismo, mas que, caso surgisse a perseguição, sairiam de nós. Evangelismo, pág. 360.
    “Ao aproximar-se a tempestade uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas que não tem sido santificado pela obediência à verdade, abandona a sua posição e se coloca nas fileiras do adversário”.
    Os membros da igreja serão provados individualmente, serão colocados em circunstâncias, e serão forçados a dá testemunho da verdade, muitos serão chamados a falar em tribunais de justiça, talvez separadamente e sozinhos. A experiência que os haveria ajudado nessa emergência negligenciaram obter, e sua alma se acha opressa de remorsos pelas oportunidades desperdiçadas e os privilégios que negligenciaram. Logo o povo de Deus será provado por ardentes provas, e a grande proporção dos que agora parecem genuínos e verdadeiros, demonstrar-se-á metal e vil. Em vez de se fortalecerem e confirmarem com a oposição, as ameaças e abusos, tomarão covardemente o lado dos oponentes. Testemunho Seletos, vol 2, 31.
    “Quando a lei de Deus for anulada, Sua igreja será peneirada por provas terríveis, e uma proporção maior do que agora podemos prever, dará ouvidos a espíritos enganadores e doutrinas de demônios”. “Em vez de serem fortalecidos quando levados a situações difíceis, muitos provam não ser varas vivas da Videira Verdadeira não dão fruto, e o lavrador as tira”. Mensagens Escolhidas,  vol 2, 308.
    “Aproximavam-se rapidamente os dias em que haverá grande perplexidade e confusão. Satanás vestido com roupas angélicas enganará, se possível, os próprios escolhidos”. Testemunhos, vol 5, 80, 81

4. Quem sairá?
    Seis tipos específicos são mencionados que sairão de nosso meio:
a) “Muitas estrelas cujo brilho temos admirado” (Ibid., v. 5, p. 81).
    Muitas estrelas que temos admirado por seu brilho tornar-se-ão trevas. Profetas e Reis, pág. 188. Nas cenas finais da história terrestre, homens a quem Ele honrou grandemente seguirão o exemplo do antigo Israel. ... O afastamento dos grandes princípios que Cristo estabeleceu em Seus ensinos, a elaboração de projetos humanos, usando as Escrituras para justificar a errônea maneira de proceder sob a perversa influência de Lúcifer, confirmarão os homens no engano, e a verdade de que necessitam para serem livrados de práticas incorretas se escoa da alma como água de um recipiente que vaza. Manuscript Releases, vol. 13, págs. 379 e 381.
    Muitos demonstrarão que não são um com Cristo, que não estão mortos para o mundo, para que possam viver com Ele; e as apostasias de homens que ocuparam posições de responsabilidade serão freqüentes. Review and Herald, 11 de setembro de 1888.
b) “Homens de talento” (O Grande Conflito, p. 608).
    Muitos se levantarão em nossos púlpitos tendo nas mãos a tocha da falsa profecia, acesa na infernal tocha de Satanás. ...
    Dentre nós sairão alguns que não mais levarão a arca. Mas estes não podem fazer muralhas para obstruir a verdade, pois esta prosseguirá avante e para cima até ao fim. Testemunhos Para Ministros, págs. 409 e 411.
    Pastores e médicos poderão apartar-se da fé, como a Palavra e as mensagens que Deus tem dado a Sua serva declaram que o farão. Manuscript Releases, vol. 7, pág. 192.

c) “Famílias inteiras” (Testemunhos Para Ministros, p. 411). 
    Mesmo em nossos dias, tem havido e continuará a haver famílias inteiras que uma vez se regozijaram na verdade e que perderão a fé devido às calúnias e falsidades que lhes foram apresentadas com relação àqueles a quem amavam e com os quais tiveram agradável conselho. Abriram o coração à semeadura do joio; o joio brotou entre o trigo. Eles o fortaleceram; a seara do trigo tornou-se cada vez menor; e a preciosa verdade para eles perdeu o seu poder. Testemunhos Para Ministros, pág. 411.
d) Grupos inteiros (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 41). 5º – A sujeira mundana (O Grande Conflito, p. 608). 
e) Os que aceitam falsas teorias.
    “Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça. Escorregam para qualquer posição para agradar a tendência de seus sentimentos de amargura” (Testemunhos Para Ministros, p. 112). 
    
5. Surgirá outro povo?
    Não surgirá outro povo “Tomais passagens dos Testemunhos que falam do fim do tempo da graça, da sacudidura do povo de Deus, e falais da saída dentre esse povo de um outro povo mais puro, santo, que surgirá. Ora, tudo isso agrada ao inimigo. [...] Aceitassem muitos os pontos de vista que avançais, e falassem e agissem baseados nisso, e veríamos uma das maiores exibições de fanatismo jamais testemunhadas entre os adventistas do sétimo dia. Isso é o que Satanás quer” (Mensagens Escolhidas,v.1, p. 179). 
    Ou seja, não existe nem existirá remanescente do remanescente. Essa ideia procede do diabo. O remanescente é purificado pela sacudidura. A palha e a sujeira sairão. O grão permanecerá.

6. Quantos sairão?
a) “Uma classe numerosa” (O Grande Conflito, p. 608). 
b) “Proporção maior do que agora podemos prever” (Mensagens Escolhidas v. 2, p. 368). 
c) “Multidões” (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 89).
    Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário. O Grande Conflito, pág. 608.

7. O que farão os que saírem?
a) Formarão “novos grupos” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 383). 
    A profecia está se cumprindo! Com os mais diferentes rótulos, esses novos grupos passam a se autodenominar: “Escola de Missionários”, “Instituto de Educação e Saúde”, “Centro de Evangelização”, “Ministério dos Anjos”, “Adventistas da História”, e tantos outros. Fundam movimentos independentes e, com sua capa de santidade, começam com sites na internet, livros, DVDs, panfletos, folhetos, congressos, seminários, etc. 
    Começam de forma sutil para não assustar e depois agem de maneira explícita. Divulgam fofocas, suspeitas e calúnias. Difamam, semeando desunião, desvinculação e rebelião, pois possuem um senso de superioridade e, independentemente das ideias que propagam, possuem alguns pontos básicos em comum. 
    Primeiro, começam dizendo que a Igreja está em apostasia e que eles são o povo remanescente. Ou seja, um “remanescente do remanescente”, ideia contrária à Bíblia e ao Espírito de Profecia. Ellen White disse claramente que essa ideia “agrada ao Inimigo”. 
    Segundo, depois que conquistam a confiança, os dirigentes desses grupos separatistas solicitam dízimos e ofertas, para usarem em seus projetos. Ou seja, estabelecem novas organizações. E acabam mostrando que, no fim das contas, o que querem é dinheiro. Irmão, não seja enganado. O que for de Deus, a Igreja vai apoiar. Mas o que não for de Deus, a Igreja vai dizer claramente que não é de Deus e não vai apoiar. A Igreja quer e apoia o que vier de Deus para somar à pregação do evangelho. Mas o que vier para trazer falsos ensinos não vai ter o apoio dela, pois não é de origem divina. 
b) Serão traidores e nos acusarão nos tribunais (O Grande Conflito, p. 608). 
c) Ensinarão que não se pode confiar em quem fica do lado da igreja (Spalding and Magan Collection, p. 370). 
d) Colocar-se-ão como vítimas, perseguidos e “com aparência de mártir”, para enganar os membros da igreja, sendo que eles é que realmente são os traidores e perseguidores (Cristo Triunfante, p. 125).

8. Como ficará a igreja?
a) “A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. 
    Ela permanece, ao passo que os pecadores de 19º Dia 56 Jornada de Enriquecimento E spiritual – Comunhão e Profecia Sião serão lançados fora no joeiramento – a palha separada do trigo precioso” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 380).

b) “As fileiras não ficarão menores. 
    Os que são firmes e fiéis preencherão os lugares vagos deixados pelos que ficam ofendidos e apostatam” (Ibid., v. 3, p. 422).
c) Não se dividirá: 
    “Sei que o Senhor ama Sua igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar. Aqueles que derem ouvidos a essa falsa mensagem e procurarem fermentar outros, serão enganados e preparados para receber mais avançados enganos, e virão a nada” (Ibid., v. 2, p. 68, 69). 
d) A igreja prevalecerá: 
    O próprio Cristo disse que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18). A igreja é o objeto supremo do cuidado de Deus na Terra. Ela é comparada como a menina dos olhos de Deus, como a noiva do Cordeiro, coluna e baluarte da verdade, e a tantas outras metáforas preciosas. 
e) Manterá o ânimo e a firmeza: 
    “Naquele tempo, devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 136). 
f) Terá mais zelo pela missão: 
    “Estamos no tempo da sacudidura, tempo em que cada coisa que pode ser abalada o será. O Senhor não desculpará os que conhecem a verdade, se não obedecerem a Seus mandamentos por palavra e ação. Se não fizermos algum esforço para conduzir pessoas a Cristo, seremos responsáveis pela obra que poderíamos ter feito, mas deixamos de fazer por causa de nossa indolência espiritual. Os que pertencem ao reino do Senhor precisam trabalhar com zelo pela salvação de pessoas” (Ibid., v. 6, p. 332).

9. Quantos entrarão para a igreja?
a) Muitos retornarão (Ibid., p. 400, 401).
b) Multidões, em grande número (Este Dia com Deus, 161). 
c) Grupos inteiros (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 41).
    Alguns tinham sido arrojados fora do caminho. Os descuidosos e indiferentes, que não se uniam com os que prezavam suficientemente a vitória e a salvação, para por elas lutar e angustiar-se com perseverança, não as alcançaram e foram deixados atrás, em trevas, e seu lugar foi imediatamente preenchido pelos que aceitavam a verdade e a ela se filiavam. Primeiros Escritos, pág. 271.
    Os lugares vagos nas fileiras serão preenchidos pelos que foram representados por Cristo como tendo chegado na hora undécima. Há muitos com quem o Espírito de Deus está lutando. O tempo dos juízos destruidores da parte de Deus é o tempo de misericórdia para aqueles que [agora] não têm oportunidade de aprender o que é a verdade. O Senhor olhará para eles com ternura. Seu coração compassivo se enternece, e a mão do Senhor ainda está estendida para salvar, enquanto a porta é fechada para os que não querem entrar. Será admitido um grande número de pessoas que nestes últimos dias ouvirem a verdade pela primeira vez. Carta 103, 1903.
    Estandarte após estandarte era arrastado no chão, à medida que grupo após grupo do exército do Senhor se juntava ao inimigo, e tribo após tribo das fileiras do adversário se unia ao povo de Deus que guarda os mandamentos. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 224.

10. Quais os resultados da sacudidura?
a) Purificação pessoal (Manuscript Releases, v. 7, p. 111, 112). 
b) Purificação da igreja: “Têm surgido pessoas corrompidas que não podem viver com o povo de Deus. Elas desprezam a reprovação e não gostam de ser corrigidas. Tiveram oportunidade de reconhecer que sua conduta era injusta. Tiveram tempo para arrepender-se de seus erros, mas o eu lhes era muito importante para deixar que morresse. [...] Todos temos razões para agradecer a Deus por ter Ele aberto um caminho para salvar a igreja. A ira de Deus cairá sobre nós se esses corruptos pretensiosos permanecerem em nosso meio” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 99, grifo nosso).
    A prosperidade multiplica a massa dos que professam. A adversidade expurga-os da Igreja. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 479.
    Depois que todos os passos do Manual da Igreja foram cumpridos, os nomes dessas pessoas que insistem permanecer com as falsas teorias ou na vida mundana precisam ser retirados do rol de membros da Igreja. É triste, mas necessário.

11. Quem permanecerá?
    Aquele que estiver vivo pela comunhão e ativo na missão. O salmista perguntou: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no Seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente” (Sl 24:3, 4). 
    Aquele que mantiver o hábito da comunhão diária, desde a primeira até a última hora de cada dia, seguramente se manterá firme em Cristo. 
    A comunhão naturalmente vai conduzir à missão. A Terra será iluminada por meio dos destemidos missionários, que levarão a verdade no coração e a proclamarão de muitas maneiras. Dentre essas verdades, destacamos as mais distintivas para o Remanescente de Deus: 
a) A salvação pela graça, mediante a fé, para a santificação.
b) A mortalidade da alma. 
c) A perpetuidade da Lei de Deus.
d) O sábado como o Dia do Senhor. 
e) O Juízo Investigativo em andamento. 
f) O retorno literal e iminente de Cristo. 
Outras verdades que serão proclamadas: 
a) A Trindade, incluindo a divindade de Jesus e do Espírito Santo (Jo 1:1; Hb 10:15, 16)
b) Que Jesus, além de divino, é também completamente humano, mas sem nenhuma tendência ao pecado (Hb 4:15; 1Jo 3:5). 
c) Que todo ser humano é pecador por natureza e que já nasce com tendência ao pecado (Sl 51:5; Rm5:12). Não podemos ficar confusos com a certeza de que em Cristo podemos e devemos vencer o pecado (1Jo 5:4), mas que a vitória sobre o pecado somente pode ser possível pelo poder do Espírito Santo, sendo que nossa natureza pecaminosa só será extirpada na glorificação, por ocasião da segunda vinda de Jesus. 
d) Que Deus inspirou os escritores bíblicos e preservou as Escrituras, para que os seus ensinos chegassem até nós de maneira inalterada e não adulterada (1Pe 1:19-21). 
e) Que Deus concedeu o dom profético à Ellen G. White, dom este característico da igreja remanescente (Ap 12:17; 19:10). 
f) Que a Igreja Adventista é a Igreja Remanescente da profecia bíblica e, pela graça de Deus, permanecerá firme até o fim (A Igreja Remanescente, p. 11-74). 
g) Que os dízimos e as ofertas devem ser devolvidos para Deus na Igreja Remanescente, pois os mesmos foram estabelecidos por Ele, e só Ele pode determinar o seu destino (Ml 3:10). 
h) Que somente pela comunhão habitual e diária com Deus é possível receber poder para obedecer. É Cristo quem concede o poder do Espírito Santo para que o crente viva de modo digno: “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome” (Jo 1:12). Quando o crente não tira tempo para a comunhão diária com Deus ele entra em processo de apostasia. Um dia sem Deus é um dia inútil: “Todo dia que passou no qual Cristo não teve permissão para entrar na alma, é um dia perdido” (Este Dia Com Deus [MM 1980], p. 51). 

12. Quais são as boas-novas da sacudidura? 
a) Em primeiro lugar, são as boas-novas de certeza, pois a profecia está se cumprindo! “O tempo chegou em que tudo o que pode ser sacudido, será sacudido. Nós estamos no tempo da sacudidura” (A Message for Today”, Review and Herald, 18 de junho de 1901, p. 387-388). 
b) Em segundo lugar, são as boas-novas de vitória! “Satanás está bem ciente de que a mais débil alma que permaneça em Cristo é mais que suficiente para competir com as hostes das trevas” (O Grande Conflito, p. 530). 
c) Em terceiro lugar, são as boas-novas de esperança! “Foi-me mostrada a recompensa dos santos, a herança imortal. Vi também o quanto o povo de Deus tem sofrido por causa da verdade, e que consideram o Céu muito fácil de alcançar. Reconhecem que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória que neles será revelada” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 432). 
    É verdade que esses últimos dias são difíceis como disse Paulo. Mas, por outro lado, nossa salvação nunca esteve tão perto como agora. Necessita-se de uma motivação melhor, para se viver desde a primeira até a última hora de cada dia na presença de Cristo? 
    O Senhor virá em breve. Em toda igreja deve haver um processo tendente a aprimorar e joeirar, pois entre nós há homens perversos, que não amam a verdade nem honram a Deus. Review and Herald, 19 de março de 1895.
    Estamos no tempo da sacudidura, tempo em que cada coisa que pode ser sacudida, sacudir-se-á. O Senhor não desculpará os que conhecem a verdade, se não obedecem a Seus mandamentos por palavra e ação. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 547 e 548.

Examinando o coração.
    A grande questão com que cada um tem que se preocupar é: Sou eu joio ou trigo dentro da igreja? Hoje estou me preparando para ficar ou me afastar do povo de Deus? Lembre-se: a apostasia não começa quando se passa a transgredir o sábado ou se deixa de adorar a Deus com a devolução fiel e sistemática dos dízimos e das ofertas. Isto já é um processo avançado do afastamento. A apostasia começa quando se prioriza qualquer atividade secular e a comunhão com Deus é colocada em segundo plano. Deus primeiro é o único e o melhor remédio contra a apostasia. O que passa disso é engano que, lentamente, afasta em definitivo as pessoas do evangelho.
    “Examinai rigorosamente o vosso próprio coração à luz da eternidade. Não oculteis nada a vosso exame. Esquadrinhai, oh! esquadrinhai, como se disso dependesse a vossa vida, e condenai a vós mesmos, pronunciai a sentença sobre vós mesmos, e então, pela fé, reivindicai o purificador sangue de Cristo para remover as manchas de vosso caráter cristão. Não aduleis nem desculpeis a vós mesmos. Tratai honestamente com vossa própria alma. E então, ao vos considerardes pecador, caí, completamente quebrantados, ao pé da cruz. Jesus vos receberá, tão corrompidos como sois, e vos lavará em Seu sangue, purificando-vos de impureza e vos habilitando para a sociedade dos anjos celestiais, num Céu puro e harmonioso. Não há ali dissonância nem discórdia. Tudo é saúde, felicidade e alegria” (Maranata, o Senhor Logo Vem [MM 1977], p. 55).

Referências
Bíblia Online
Espírito de Profecia
5º SEE. Intimidade com Deus - Comunhão e Profecia.
Pr Arilton Oliveira. Sacudidura.