O Fim do Tempo da Graça "Fechamento da Porta da Graça"
Já ouviu falar sobre a porta da graça? Já leu na Bíblia algo sobre isso? O que significa porta da graça? A porta da graça vai se fechar? Quando ela será fechada? O que significa porta da graça aberta? E fechada? Qual a relação desse assunto com perdão, com as sete últimas pragas do Apocalipse e volta de Jesus?
Esse estudo aborda o fechamento da porta da graça no contexto dos eventos finais e do grande conflito.
De acordo com a referência bíblica em Mateus 25:10-12, Jesus contou a parábola das dez virgens para ilustrar o fato de que um dia a porta se fechará para sempre. Na parábola, as virgens néscias chegaram tarde e clamaram para que a porta fosse aberta, mas o noivo respondeu que não as conhecia. Isso nos mostra que haverá um momento em que a porta da graça será fechada.
"¹⁰ E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. ¹¹ E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. ¹² E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Mateus 25:10 -12.
Qual a sensação de chegar a um lugar e a porta já estar fechada?
Quando a obra de investigação se encerrar, examinados e decididos os casos dos que em todos os séculos professaram ser seguidores de Cristo, então, e somente então se encerrará o tempo de graça, fechando-se a porta da misericórdia. O destino de todos estará decidido.
Ninguém sabe quando terminará o tempo da graça. Deus não nos revelou o tempo em que esta mensagem será concluída, ou quando terá fim o tempo de graça. ... Eventos Finais, Cap. O fim do tempo da graça.
Na Bíblia encontramos somente o assunto "conteúdo" sobre o fechamento da porta da graça, há também as expressões porta aberta e que um dia será fechada.
Para compreendermos este assunto, primeiramente precisamos saber alguns conceitos bíblicos, tais como: O que e quem é a porta na Bíblia? O que é a graça? Quem é a graça?
1. Quem é a porta? João João 10:7,9; 14:6.
Jesus Cristo fez declarações poderosas a respeito de sua própria missão, usando muitas metáforas, tais como: (1) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”; (2) “Eu sou a luz do mundo”; (3) “Eu sou o pão da vida”; (4) “Eu sou o bom pastor”; (5) “Eu sou a ressurreição e a vida”.
Alguma vez você já viu uma casa sem porta? Uma igreja sem porta? Uma escola sem porta? Um hospital sem porta? Impossível! Então, podemos saber sobre a importância de uma porta. Por isso Jesus disse peremptoriamente: "⁷ Então Jesus disse mais uma vez: — Em verdade, em verdade lhes digo que eu sou a porta das ovelhas. ⁹ Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, sairá e achará pastagem" (João 10:7,9). "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6).
- É poderosa esta declaração. Nela se encerra a mensagem de nossa salvação e indica que o homem só poderá alcançar a salvação, entrando pela porta certa, que é Jesus.
- Quaisquer outras passagens para o céu são falsas. Nenhuma outra pode ser aberta.
- Esta declaração de Jesus vem destruir a falácia de justiça própria.
- É falsa a porta que pretende dar passagem ao homem que quer ser salvador de si mesmo.
- É falsa a porta da caridade que acha que por ela o homem entrará no Céu. Não existe outra porta sem ser Jesus.
2. O que é a graça? ou Quem é a graça? Efésios 2:8-9.
"⁸ Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; ⁹ não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8,9).
A graça de Deus significa um favor imerecido para nós. Quando aceitamos Jesus como Salvador, Deus derrama sobre nós a Sua graça. Não merecíamos a salvação, o perdão e o amor de Deus. Mas mesmo sem merecer, Deus nos dá incontáveis bênçãos. A graça é um dom, um presente de Deus para aqueles que têm fé em Jesus Cristo. A graça é um presente divino que nos oferece perdão, salvação e reconciliação com Deus. Jesus é a porta e Jesus é a graça. Romanos 3:24 - "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."
Portanto, a graça é a expressão do amor incondicional de Deus por nós, que nos oferece salvação e vida eterna através da fé em Jesus Cristo. É um presente divino que nos capacita a viver uma vida de obediência e serviço a Deus, confiando em Sua graça para nos sustentar e nos fortalecer.
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (João 15:13).
Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
4. O que significa a porta da graça? Ela está aberta ou fechada? Ap 3:7-8.
A Porta da Graça refere-se ao tempo de oportunidade de salvação. E o texto bíblico deixa claro que a porta está aberta, mas que ela um dia será fechada.
"Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá" (v. 7); "Eis que tenho posto diante de você uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar" (v. 8).
5. Desde quando a porta está aberta?
No Éden (Gn 3:15, 21). A graça salvadora foi oferecida depois que o ser humano caiu em pecado. Quando tudo parecia perdido, pois o pecado exigia a morte, "certamente morrerás" (Gn 2:17). Mas, Deus abriu a porta da graça oferecendo um plano da salvação para o homem caído. A morte do cordeiro indica a abertura da porta da graça, sendo o cordeiro uma representação que apontava para o cordeiro que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Jesus assumiu a dívida do homem de que viria um dia e pagaria o preço, como Paulo evidenciou em Colossenses 2:14: ¹⁴ Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz. Neste sentido, Jesus assume diante do Pai a nossa culpa "¹¹ Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu? (João 18:11). O obra de Jesus era a de redimir o homem com Deus, pois o pecado promove separação para com Deus.
Noé e o dilúvio (Gn 6:8-22; Hb 11:7). O mal avançou e o pecado chegou a um ponto insuportável. Deus chamou Noé e por meio dele abriu a porta da graça e salvação para o mundo, mas aquela porta se fechou depois de 120 anos de graça.
Jesus no NT (Mt 4:17-20). Jesus veio e ofereceu de graça a salvação. Ele, ao morrer na cruz, confirmou que a porta da graça "salvação" está aberta, para todo aquele que crê (João 3:16) e aceita segui-lo como discípulo fiel. A porta da graça "a salvação" está disponível para todos. Contundo, isso não significa que todos serão salvos, se faz necessário que aceitemos a salvação, a graça, o presente de Deus oferecido em nosso favor, Cristo Jesus.
6. Como o salmista revela a misericórdia de Deus? Salmos 103:8-11
⁸ "O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. ⁹ Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. ¹⁰ Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. ¹¹ Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem" (Salmos 103:8-11).
7. Como devemos ser ao aproximar-se o fim do tempo da graça? II Pedro 3:11
¹¹ Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, (2 Pedro 3:11).
8. Algumas características do fim do tempo da graça? Apocalipse 3:8; 7:10.
Hoje a porta da salvação em Cristo Jesus está aberta para aqueles que crer.
Hebreus 3:12,13 - O tempo de tomar uma decisão ao lado de Jesus é hoje.
Hebreus 3:7,8 - Muitos estão adiando sua entrega a Cristo imaginando que isto pode ser feito a qualquer tempo, mas o Espírito Santo diz que você tem que se decidir agora.
Gênesis 6:3 - Chegará um momento, dentro em breve, em que a porta da graça estará fechada.
O Tempo da Graça Terminará Repentina e Inesperadamente. Quando Jesus deixar de interceder pelo homem, os casos de todos estarão decididos para sempre. ... Termina o tempo da graça; as intercessões de Cristo cessam no Céu. Esse tempo afinal virá repentinamente sobre todos, e os que não purificarem a alma pela obediência à verdade, serão encontrados dormindo. Testimonies, vol. 2, pág. 191 (Eventos Finais, 248).
Apocalipse 8:5 - Isto ocorrerá no final do juízo investigativo. Jesus sai do santuário. Termina a intercessão. Há comoção no Céu.
Quando terminar o tempo da graça, isso se dará repentina e inesperadamente - numa ocasião em que menos o esperarmos. Mas podemos ter hoje um registro limpo no Céu, e saber que Deus nos aceita. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 989. (Eventos Finais, 248).
9. Quando terminará o tempo de graça?
Ninguém Sabe Quando Terminará o Tempo da Graça. Deus não nos revelou o tempo em que esta mensagem será concluída. ... agora é tempo de trabalhar, enquanto é dia, pois a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 191 (Eventos Finais, 277).
A Imposição da Lei Dominical Precede o Fim do Tempo da Graça. O Senhor mostrou-me claramente que a imagem da besta formar-se-á antes que termine a graça; pois isso será a grande prova para o povo de Deus, pela qual será decidido seu destino eterno. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 81 (Eventos Finais, 246).
O que é a “imagem da besta”? e como será ela formada? A imagem é feita pela besta de dois cornos, e é uma imagem à primeira besta. É também chamada imagem da besta. Portanto, para sabermos o que é a imagem, e como será formada, devemos estudar os característicos da própria besta — o papado. (Eventos Finais, 246).
A “imagem da besta” representa a forma de protestantismo apóstata que se desenvolverá quando as igrejas protestantes buscarem o auxílio do poder civil para imposição de seus dogmas. — O Grande Conflito, 443-445. (Eventos Finais, 246).
O Tempo da Graça Terminará Quando For Concluído o Selamento. Pouco antes de entrarmos...[no tempo de angústia], todos nós recebemos o selo do Deus vivo. Então eu vi os quatro anjos deixarem de segurar os quatro ventos. E vi fomes, epidemias e espada, nação se levantando contra nação e o mundo inteiro em confusão. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 968 (Eventos Finais, 247).
Vi anjos indo aceleradamente de um lado para o outro no Céu. Um anjo com um tinteiro de escrivão ao lado voltou da Terra, e referiu a Jesus que sua obra estava feita, e os santos estavam numerados e selados. Então vi Jesus, que havia estado a ministrar diante da arca, a qual contém os Dez Mandamentos, lançar o incensário. Levantou as mãos e com grande voz disse: "Está feito." Primeiros Escritos, pág. 279. (Eventos Finais, 247).
Um anjo que volta da Terra anuncia que a sua obra está feita; o mundo foi submetido à prova final, e todos os que se mostrarem fiéis aos preceitos divinos receberam "o selo do Deus vivo". Cessa então Jesus de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos, e com grande voz diz: "Está feito." O Grande Conflito, pág. 613. (Eventos Finais, 247).
10. A atividade humana depois do fim do tempo de graça? Apocalipse 22:11.
O fechamento da porta da graça é uma ação dupla do encerramento dos ministérios de Jesus no santuário celestial (esta feito) e do Espírito Santo na Terra (quando se retirar da Terra).
"Quem é justo, continuará justo; quem é ímpio, continuará ímpio" (Ap 22:11).
Quando Jesus falar "está feito", do jeito que a pessoa estiver vai permanecer. E os filhos de Deus estarão selados.
Os justos e os ímpios estarão ainda a viver sobre a Terra em seu estado mortal: estarão os homens a plantar e a construir, comendo e bebendo, todos inconscientes de que a decisão final, irrevogável, foi pronunciada no santuário celestial. — O Grande Conflito, 491. (Eventos Finais, 249).
Cristo declarou que quando Ele vier alguns de Seu povo expectante estarão empenhados em transações comerciais. Alguns estarão semeando no campo, outros ceifando e colhendo, e outros ainda moendo num moinho. — Manuscrito 26, 1901. (Eventos Finais, 249).
A descrença e os prazeres proibidos continuam. Erros e fábulas são aceitos de bom grado. ... Dizem: “O dia de amanhã será como este, e ainda maior e mais famoso.” Mas, em meio a sua descrença e iníquo prazer, será ouvida a voz do arcanjo e a trombeta de Deus. ...(Eventos Finais, 250).
Quando tudo em nosso mundo for buliçosa atividade, imersa em egoísta ambição de lucro, Jesus virá como um ladrão. — Manuscrito 15b, 1886. (Eventos Finais, 250).
Quando o professo povo de Deus se estiver unindo com o mundo, vivendo como vivem os do mundo, e com eles gozando de prazeres proibidos; quando o luxo do mundo se tornar luxo da igreja; ... e todos olharem para o futuro esperando muitos anos de prosperidade temporal, subitamente então, como dos céus fulgura o relâmpago, virá o fim de suas resplendentes visões e esperanças ilusórias. — O Grande Conflito. (Eventos Finais, 250).
Homens estarão inteiramente absortos nos negócios. Quando se encerrar a obra do juízo de investigação, o destino de todos terá sido decidido, ou para a vida, ou para a morte. O tempo da graça finaliza pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu. ... Antes do dilúvio, depois que Noé entrou na arca, Deus o encerrou ali, e excluiu os ímpios; mas, durante sete dias, o povo, não sabendo que seu destino se achava determinado, continuou em sua vida de descuido e de amor aos prazeres, zombando das advertências sobre o juízo iminente. "Assim", diz o Salvador, "será também a vinda do Filho do homem." Mat. 24:39. Silenciosamente, despercebida como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva que determina o destino de cada homem, sendo retraída para sempre a oferta de misericórdia ao homem culpado. (Eventos Finais, 248, 251).
Enquanto o homem de negócios está absorto em busca de lucros, enquanto o amante dos prazeres procura satisfazer aos mesmos, enquanto a escrava da moda está a arranjar os seus adornos - pode ser que naquela hora o Juiz de toda a Terra pronuncie a sentença: "Pesado foste na balança, e foste achado em falta." Dan. 5:27. O Grande Conflito, págs. 490 e 491. (Eventos Finais, 248, 251).
Jeremias 8:20: Quem não se decidiu estará perdido. Líderes religiosos estarão cheios de otimismo.
Quando os raciocínios da filosofia houverem banido o temor dos juízos de Deus; quando ensinadores religiosos estiverem a apontar no futuro para longas eras de paz e prosperidade, e o mundo estiver absorto em sua rotina de negócios e prazeres, plantando e construindo, banqueteando-se e divertindo-se, rejeitando as advertências de Deus e zombando de Seus mensageiros, então é que súbita destruição lhes sobrevirá, e não escaparão. — Patriarcas e Profetas, 104. (Eventos Finais, 252).
Amós 8:11,12 - Fome da Palavra. Muitos procurarão a Palavra de Deus e não a acharão.
Vi que o Senhor, em juízo, andará no fim do tempo pela Terra; as terríveis pragas começarão a cair. Então os que desprezaram a Palavra de Deus, os que a tiveram em pouca conta, “andarão de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor, e não a acharão”. Amós 8:12. Há na Terra uma fome de ouvir a Palavra. — Manuscrito 1, 1857. (Eventos Finais, 254).
Não mais orações pelos ímpios. Na ocasião em que os juízos de Deus estiverem caindo sem misericórdia, oh! quão invejável para os ímpios será a posição dos que habitam “no esconderijo do Altíssimo” — o pavilhão em que o Senhor esconde todos os que O têm amado e obedecido a Seus mandamentos! Em tal tempo como esse, a condição dos justos será realmente invejável aos que estiverem sofrendo por causa de seus pecados. Mas a porta da graça estará fechada para os ímpios. Depois que terminar o tempo da graça não serão mais oferecidas orações em seu favor. — The S.D.A. Bible Commentary 3:1150. (Eventos Finais, 255).
O Senhor vem com poder e grande glória. ... O caráter não pode ser transferido. “Então, estando dois no campo, será levado um e deixado outro.” Os justos e os ímpios devem estar associados no trabalho da vida. Mas o Senhor lê o caráter; Ele discerne quem são os filhos obedientes, que respeitam e amam aos Seus mandamentos. — Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, 234. (Eventos Finais, 256).
Daniel 12:1 - Haverá um tempo de angústia como nunca houve.
Apocalipse 15:1 - Os justos serão perseguidos, mas Deus enviará anjos para protegê-los. São derramadas as sete últimas pragas.
No tempo de angústia Satanás instiga os ímpios, e eles cercam o povo de Deus para destruí-los. Mas ele não sabe que foi escrito “perdão” ao lado de seus nomes nos livros do Céu. — The Review and Herald, 19 de Novembro de 1908. (Eventos Finais, 253).
Assim como Satanás influenciou Esaú a marchar contra Jacó, instigará os ímpios a destruírem o povo de Deus no tempo de angústia. ... Ele vê que santos anjos os estão guardando, e deduz que seus pecados foram perdoados; mas não sabe que seus casos foram decididos no santuário celestial. — O Grande Conflito, 618. (Eventos Finais, 253).
11. Que convite Deus faz ao coração humano?
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Ap 3:20.
Conclusão:
O Decreto dominical completa a medida de iniquidade e põe fim ao tempo da graça. Isto acontecerá quando o protestantismo apostatado der a mão para o poder romano e para o espiritismo. Quando, sob influência dessa tríplice união, os homens abandonarem os princípios da Palavra de Deus, será um sinal que o fim está bem próximo. Assim como a aproximação dos exércitos romanos foi um sinal para os discípulos da breve destruição de Jerusalém, assim esta apostasia será um sinal de que a porta da graça estará se fechando.
Não haverá um tempo de graça depois da vinda do Senhor. Os que dizem que haverá, estão enganados e iludidos. Antes que Cristo venha, a situação será semelhante à que existiu antes do Dilúvio. E depois que o Salvador aparecer nas nuvens do Céu, ninguém terá outra oportunidade de obter a salvação. Todos terão feito suas decisões. Carta 45, 1891. (Eventos Finais, 257).
Todos serão examinados e julgados de acordo com a luz que tiveram. Os que se desviam da verdade para as fábulas não podem esperar uma segunda oportunidade. Não haverá um milênio temporal. Se, depois que o Espírito Santo trouxe convicção aos seus corações, resistirem à verdade e usarem sua influência para impedir que outros O recebam, eles nunca se convencerão. Não buscaram a transformação do caráter no tempo de graça que lhes foi concedido, e Cristo não lhes dará a oportunidade de passarem outra vez pela mesma situação. A decisão é definitiva. Carta 25, 1900. (Eventos Finais, 257).
A porta da graça foi aberta quando Deus decidiu que salvaria o ser humano caso o homem pecasse "caísse". Isto foi decidido antes da fundação do mundo. Apocalipse 13:8; Efésios 1:4,5. Quando Adão e Eva pecaram, Deus tornou esta graça salvadora conhecida por meio da promessa de um redentor que pagaria pelos pecados de toda a humanidade (Gn 3:15). Desde, então, a salvação é oferecida a todos os homens. Hoje diante de você está uma porta aberta; é a porta da graça de Cristo. É o caminho que pode levar você para a vida eterna. A porta da graça se fechará, e aí não haverá mais chance de salvação. Hoje você tem a escolha; vida ou morte. Qual será sua decisão? O que você aceitará? Amanhã, pode ser muito tarde. Quando a porta da graça ou tempo de graça se encerrar o último apelo teria sido dado, a última mensagem teria sido pregada, a última oportunidade teria sido dado, a missão teria sido cumprida, acabou "está feito", "consumado" se cumpriu Mateus 24:14 "O evangelho do reino foi pregado a todos". Cumprir-se-á Apocalipse 22:11 "¹¹ Continue o injusto a fazer injustiça, e continue o imundo a ser imundo. O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se."
Apelo
No calvário três cruzes. Na cruz do centro, Jesus mesmo inocente, sem culpa e sem pecado, morreu pelo pecado. Na cruz onde estava o ladrão que aceitou a graça, morreu para o pecado. Na outra cruz o ladrão que rejeitou a graça, morreu no pecado. A história irá se repetir, pessoas que aceitam e pessoas e pessoas que rejeitam. Qual a sua decisão? vais aceitar ou rejeitar a graça de Cristo?
Quando os homens estão despreocupados, enlevados nas diversões, absortos em comprar e vender, o ladrão se aproxima com passos furtivos. Assim será na vinda do Filho do homem. — Carta 21, 1897. Eventos Finais, 251.
"⁸ Eis que tenho posto diante de você uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome" (Apocalipse 3:8).
Decisão:
[ ] Desejo usufruir da oportunidade que Deus está colocando diante de mim por meio do Seu Filho Jesus Cristo. Sim, quero entrar pela porta de salvação que Jesus abriu para mim.
[ ] Hoje quero passar pela porta da graça aceitando totalmente a Cristo como Meu Salvador e desejo receber o batismo como testemunho da minha decisão.
Referências:
Eventos Finais. O Fim do Tempo da Graça, Cap. 16.
Estudos Bíblicos. O Grande Conflito. Tema - O Fechamento da Porta da Graça. Futuro com Esperança.