CHUVA TEMPORÃ E SERÔDIA
Como será concluída a missão da pregação do evangelho eterno? Do ponto de vista humano pode parecer uma missão impossível. Mas as Escrituras Sagradas "Palavra de Deus" não deixam dúvidas sobre o cumprimento da missão. "Será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim" (Mt 24:14).
Como? A manifestação do Espírito Santo "chuva serôdia". Joel 2:28 - "E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões.
O Espírito de Deus no AT geralmente tinha atuação de fora para dentro, mas no NT atuaria de forma diferente. Como? Mas, a promessa de Deus em Joel 2:28, é que Ele viria e atuaria de dentro para fora, estaria nas pessoas, com as pessoas. Jesus prometeu em João 14:16: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre." João 16:7 - "é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês."; João 14:26 - "Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse." João 16:13 - "Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer."
Mas, é em Joel 2:23 que encontramos as expressões deste tema. "Alegrai-vos, pois filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã (as primeiras, outono) e a serôdia (últimas, primavera)." ARA, ARC.
Conforme o texto, bíblico esta é uma linguagem voltada para a agricultura na palestina. Os Israelitas dependiam das chuvas para a sua subsistência, eles estavam acostumados com duas chuvas, citadas pelo profeta Joel, eles eram agricultores e pecuaristas. Em algumas versões elas são chamadas de primeiras chuvas e últimas chuvas ou chuvas de outono e primavera.
1. Qual a função da temporã no ciclo da agricultura na Palestina?
A chuva temporã indicava o momento em que o terreno receberia a semente. Ao chegar a chuva semente era lançada ao solo. Por vezes, na certeza da chuva também, lançava-se a semente antes da chegada da chuva. A chuva temporã garantiria a germinação da semente. E, meses depois chegava a chuva serôdia.
2. Em que momento chegava a chuva serôdia?
Quando o grão estava começando a granular perto de amadurecer, então a chuva serôdia conferia força a planta para o amadurecimento do grão e favorecimento da colheita.
Portanto, a promessa Deus para eles era algo muito comum e apropriado. Eles estavam acostumados com o ciclo dessas chuvas e delas dependiam para a subsistência "dependência total".
Desta forma, as chuvas temporã e serôdia, são alusivas ao Espírito Santo e Sua obra/ministério.
"Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água." Zac. 10:1. "E fará descer a chuva, a temporã e a serôdia." Joel 2:23. No Oriente a chuva temporã cai no tempo da semeadura. Ela é necessária, para que a semente possa germinar. Sob a influência de fertilizantes aguaceiros, brota o tenro rebento. Caindo perto do fim da estação, a chuva serôdia amadurece o grão, e o prepara para a foice. O Senhor utiliza esses elementos da Natureza para representar a obra do Espírito Santo. Como o orvalho e a chuva são dados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer a colheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de um estágio para outro, o processo de crescimento espiritual. O amadurecimento do grão representa a terminação do trabalho da graça de Deus na alma. Pelo poder do Espírito Santo deve a imagem moral de Deus ser aperfeiçoada no caráter. Devemos ser completamente transformados à semelhança de Cristo. Testemunhos, Obreiros e Ministros Evangélicos, p. 506.
A chuva serôdia, amadurecendo a seara da Terra, representa a graça espiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem. Mas a menos que a chuva temporã haja caído, não haverá vida; a ramagem verde não brotará. Se a chuva temporã não fizer seu trabalho, a serôdia não desenvolverá a semente até a perfeição.
Deve haver "primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga". Mc 4:28. Deve haver um desenvolvimento constante das virtudes cristãs, um avanço constante na experiência cristã. Isso devemos nós buscar com intenso desejo, para que possamos adornar a doutrina de Cristo, o nosso Salvador. (Testemunhos, Obreiros e Ministros Evangélicos, p. 506).
A Chuva Temporã Veio em 31 d.C., no Pentecostes
Em obediência à ordem de Cristo, esperaram em Jerusalém o cumprimento da promessa do Pai - o derramamento do Espírito. Não esperaram ociosos. Diz o registro que "estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus". Luc. 24:53. ...
Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”. Lc 24:49
Ao esperarem os discípulos pelo cumprimento da promessa, humilharam o coração em verdadeiro arrependimento e confessaram sua incredulidade. ... Os discípulos oraram com intenso fervor para serem habilitados a se aproximar dos homens, e em seu trato diário, falar palavras que levassem os pecadores a Cristo. Pondo de parte todas as divergências, todo o desejo de supremacia, uniram-se em íntima comunhão cristã. Atos dos Apóstolos, págs. 35-37.
Só depois de haverem os discípulos entrado em união perfeita, quando não mais contendiam pelas posições mais elevadas, foi o Espírito derramado. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 211.
O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi o começo da primeira chuva, ou temporã, e glorioso foi o resultado. Até ao fim do tempo, a presença do Espírito deve ser encontrada com a verdadeira igreja. Atos dos Apóstolos, págs. 54 e 55.
3. Quando cumpriu essa profecia/promessa de Deus?
Atos 2:1-4 - ¹ Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. ² De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. ³ E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. ⁴ Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
No pentecostes, temos o cumprimento parcial da profecia de Joel 2:28. Ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em línguas, que línguas? dos povos que estavam em Jerusalém no dia de pentecostes. Atos 2:6-8 - ⁶ Assim, quando se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que foi tomada de perplexidade, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. ⁷ Estavam atônitos e se admiravam, dizendo: — Vejam! Não são galileus todos esses que aí estão falando? ⁸ Então como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Na ocasião haviam pessoas de 14 idiomas diferentes, registrados em Atos 2:9-11 - ⁹ Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, ¹⁰ da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, ¹¹ tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes. Como os ouvimos falar sobre as grandezas de Deus em nossas próprias línguas? Em Atos 2, as línguas eram idiomas reconhecidos e utilizados para eliminar as barreiras da falta de compreensão, da transmissão do evangelho e de conferir autenticidade à verdade. A palavra "línguas" (em grego, glossa) significa idiomas (veja Ap 14:6). As línguas são mencionadas três vezes em Atos (2; 10; 19). Em cada caso, estavam presentes pessoas que falavam outros idiomas.
Portanto, falar em línguas é apenas um dos dons espirituais. Não é sinal da presença interna do Espírito Santo; o testemunho é o sinal (At 1:8). Nem todos receberão esse dom de línguas para pregar o evangelho. Quando houver necessidade desse dom no avanço da obra de Deus, o Senhor o dará (1Co 12:6-11, 18, 29, 30). O verdadeiro dom de língua consiste na capacidade sobrenatural de Deus que permite ao crente falar uma língua materna com a qual ele não teve contato. As pessoas entenderam a mensagem e foram batizadas 3.000 pessoas.
Mas alguns ridicularizaram e zombaram os apóstolos Atos 2:13, 15-17. Então Pedro cita a profecia de Joel 2:28.
A partir de então o pentecostes marca a dispensação do Espírito Santo, atuando dentro da pessoa. Jesus ascendeu ao céu, enviou o Espírito Santo para ficar conosco.
Igreja Cristã é marcada pela ação do Espírito Santo. No Pentecostes temos a chuva temporã "semeadura". Novo pentecostes teremos a chuva serôdia "colheita".
A história da igreja cristã abre e se fecha com a presença do Espírito Santo. É o Espírito Santo de Deus, que capacita, distribui os dons, envia missionários, faz os milagres, mantém a unidade.
Aguardamos hoje, uma grande tempestade/temporal do Espírito Santo, está chegando. Contudo, não tenha medo, mas deseje, peça para que ela chegue. Essa chuva será uma verdadeira tempestade, ela será muito maior do que a temporã.
4. O que é chuva serôdia? É um poder adicional.
"Ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessão de graça espiritual é prometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho do Homem. Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuva serôdia; e é por esse poder adicional que os cristãos devem fazer as suas petições ao Senhor" (Atos dos Apóstolos, p. 55).
A chuva serôdia, será fundamental para a universalização do evangelho e preparação do caminho para a volta de Jesus.
5. Posso esperar que este poder adicional transformará o meu caráter e me preparará para o Céu? A reposta é não.
A chuva serôdia não muda o caráter. Esse é o propósito da chuva temporã. "Muitos têm em grande medida deixado de receber a chuva temporã. Não têm obtido todos os benefícios que Deus assim para eles tem provido. Esperam que as falhas sejam supridas pela chuva serôdia. [...] Estão cometendo um erro terrível" (Testemunho Para Ministros, p. 507).
Ellen White disse: "Vi que muitos negligenciavam a preparação tão necessária, esperando que o tempo [...] da chuva serôdia os habilitasse para está em pé no dia do Senhor, e viver à Sua vista. Oh, quantos vi eu no tempo da angústia sem abrigo! Haviam negligenciado a necessária preparação" (Primeiros Escritos, p. 71).
A finalidade da chuva serôdia é: Primeiro - Capacitação dos filhos de Deus para a conclusão da pregação do evangelho. Segundo - Para preparar a igreja para passar pelas provas no período das setes pragas. "A chuva serôdia não e concedida para se corrigir falhas de caráter. É um poder adicional, habilitador para a missão.
6. Qual o propósito/objetivo/finalidade da vinda da chuva serôdia/derramamento do Espírito Santo? "
A chuva serôdia [...] virá para dar poder à grande voz do terceiro anjo e preparar os santos para estarem em pé no período em que as sete últimas pragas serão derramadas (Primeiro Escritos, p. 86). Atos 1:8 - "Serem testemunhas, levando o evangelho até a última casa, última pessoa." Mt 24:14. Na época da igreja primitiva o evangelho foi pregado, as pessoas sabiam sobre a história da cruz, isso não quer dizer que aceitaram. No tempo fim, o Espírito Santo será novamente derramado amplamente e o mundo será evangelizado e finaliza com a volta de Jesus.
7. Quando vier a chuva o que irá acontecer? Ap 18:1.
O apóstolo João viu o Remanescente de Deus sob a forma de três anjos ou mensageiros que cruzam os céus rapidamente, a fim de proclamar em alta voz as três mensagens (Ap 14:6-10). Essa é a natureza da missão do povo de Deus. os filhos de Deus têm, uma mensagem. Possuem o pão da vida para um mundo a perecer de fome. O amor de cristo os constrange. Esta é a última mensagem. Nenhuma outra se lhe seguirá, não haverá mais convites de misericórdia a ser feitos quando esta mensagem for pregada a todos.
Em Ap 18:1, Outro anjo é descrito como descendo do céu com grande poder, sendo a Terra iluminada com a Sua glória. Esse anjo não representa uma nova mensagem, mas um poder adicional que acompanhará a pregação da tríplice mensagem angélica, de tal maneira que toda nação, tribo, língua e nação recebam a mensagem. Então, temos em Ap 18:1, uma ampliação do derramamento do Espírito Santo. O anjo vem para batizar os sinceros, eles receberão esse Espírito Santo para pregarem a última mensagem contida em Ap 14:6-12. Quando a chuva serôdia chegar os fiéis serão batizados e as três mensagens angélicas serão pregadas com maior urgência, ao finalizar a última pregação, o mundo será evangelizado, como? No poder do Espírito Santo "chuva serôdia".
8. Qual evento teremos após a chuva serôdia? Ap 14:14-16 - Volta de Jesus, colheita (joio e trigo, grão e palha) feita por Cristo.
A única esperança da igreja de concluir a mensagem que Deus nos confiou repousa na chuva serôdia. Não existe, outra forma, outro mecanismo, outro caminho para a pregação do evangelho eterno a toda nação, tribo, língua, senão através do derramamento do Espírito Santo.
"Todo obreiro que segue o exemplo de Cristo, estará apto para receber e empregar o poder que Deus prometeu a sua igreja para a maturação da seara da Terra. 1 Coríntios 3:9 - Porque nós somos cooperadores de Deus, e vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
a) Oração: “Cumpre-nos mediante confissão, humilhação e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus… Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 128
"Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la" (Mensagens Escolhidas, vol 1, p. 121).
b) Batismo diário do Espírito Santo. Zacarias 10:1 - "Peçam ao Senhor chuva no tempo das últimas chuvas; peçam ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, e ele lhes dará chuva abundante e a cada um, a vegetação no campo."
A viva associação diária com o Espírito Santo é a condição suprema para receber a chuva serôdia. Exemplificada por Cristo, é chamada de chuva temporã. O tempo dessa chuva é do crescimento e purificação, a fim de que o crente esteja preparado para receber poder adicional que virá com a chuva serôdia. A obra da purificação ou santificação é o tempo de vitória e da purificação do pecado.
Precisamos pedir pela presença do Espírito Santo. Ninguém receberá a chuva serôdia se não bater, buscar e pedir. Mateus 7:7,8 ⁷ — Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. ⁸ Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta.
Mateus 7:11 - ¹¹ Portanto, se vocês, que são maus, sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará bons presentes aos que lhe pedirem!"
Ellen White, quando recebemos o Espírito Santo essa é a maior dádiva que podemos receber. Hoje, quando recebemos o Espírito Santo, recebemos a chuva temporã que fora derramada no pentecostes e o batismo diário da chuva temporã é uma condição para receber a chuva serôdia. E algumas gotas da chuva serôdia, gotas somente temos.
c) Arrependimento e confissão: Os pecados precisam se abandonados. Atos 2:38 - "³⁸ Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo."
"Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção" (Mensagens Escolhidas, vol 1, p. 121).
"O trabalho que Deus começou no coração humano mediante Sua luz e conhecimento, deve estar continuamente avançando. Cada indivíduo deve estar cônscio de sua própria necessidade. Deve o coração ser esvaziado de toda a mancha, purificado para habitação do Espírito. Foi pela confissão e pelo abandono do pecado, por meio de fervorosa oração e da entrega pessoal a Deus, que os discípulos se prepararam para o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste. O mesmo trabalho, apenas em grau mais elevado, deve ser feito agora. Então o agente humano só teve de pedir a bênção e esperar que o Senhor aperfeiçoasse a obra a seu respeito. Foi Deus que começou a obra, e Ele terminará Sua obra, tornando o homem perfeito em Jesus Cristo. Mas não se deve negligenciar a graça representada pela chuva temporã. Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos" (Testemunhos, Obreiros e Ministros Evangélicos, p. 506).
d) Banir toda dissensão: Atos 1:14 - "¹⁴ Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Unanimes, sem divergências, sem divisão." Em Atos 2:46 - "⁴⁶ Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração." Banir a dissensão, da igreja, da família, tem que haver uma unidade, harmonia, onde cada um assuma a função de servo. Jesus ensinou a liderança por meio do serviço, estamos nesta igreja para servir.
9. Quem estará apto para receber a chuva serôdia? Quais são às condições para recebermos a chuva serôdia?
"A menos, porém, que os membros da igreja de Deus hoje estejam em viva associação com a Fonte de todo o crescimento espiritual, não estarão prontos para o tempo da ceifa. A menos que mantenham suas lâmpadas espivitadas e ardendo, deixarão de receber a graça adicional em tempos de necessidade" (Atos dos Apóstolos, p. 55).
"A menos, porém, que os membros da igreja de Deus hoje estejam em viva associação com a Fonte de todo o crescimento espiritual, não estarão prontos para o tempo da ceifa. A menos que mantenham suas lâmpadas espivitadas e ardendo, deixarão de receber a graça adicional em tempos de necessidade" (Atos dos Apóstolos, p. 55).
10. Quantos estarão preparados? Você está preparado para a chuva?
Deus deseja usar-nos assim como foi com os discípulos para o cumprimento da missão. Você não sente a brisa da tempestade? precisamos nos preparar.
A parábola das 10 virgens, retrato da igreja remanescente (Mt 25:1-13), mostra que pelo menos metade delas estava carente do poder do Espírito Santo, estavam desprevenidas - faltava-lhes o azeite - símbolo do Espírito Santo. Não se entregaram à operação do Espírito Santo. Não permitiram que a velha natureza fosse transformada. As cincos loucas contentaram-se com uma obra superficial. Não conheciam profundamente a Deus. Não se importaram e manter comunhão diária com Deus.
"O Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá" (O Grande Conflito, p. 606).
"Muitos serão vistos correndo de uma parte para outra, constrangidos pelo Espírito Santo de Deus, para levar a luz a outros. [...] O Espirito Santo será derramado sobre todos quantos se submeterem a Suas sugestões e, pondo a margem todo o esforço humano, suas regras inibidoras e cautelosos métodos, proclamarão a verdade com a força do poder do Espírito Santo. Multidões receberão a fé e se unirão ao exercito do Senhor" (Evangelismo, p. 700).
11. Por que ainda não veio?
Estamos nos protegendo da chuva, usando guarda chuvas. E, o inimigo ajuda neste processo, sendo especialista em contrafação. Todas as vezes que Deus propõe algo, Satanás se antecipa para corromper a mente das pessoas.
Na dimensão escatológica a chuva serôdia virá antes das sete últimas pragas e depois do início da contrafação. Haverá, entre o povo de Deus, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito Santo será derramado sobre os filhos de Deus. [...] O inimigo das vidas deseja estorvar esta obra; e antes que chegue o tempo para tal movimento, irá esforçar para impedi-la, introduzindo uma contrafação" (Grande Conflito, p. 464).
Por suas características e modo de atuação, pode-se ver que tanto o movimento pentecostal tradicional, quanto o movimento carismático ou neopentecostal cumprem a profecia da contrafação. O carismatismo e o espiritualismo são duas grandes agências pelas quais Satanás manifesta o seu poder. Mediante o carismatismo, satanás atrai e distrai (entretenimento) os cristãos professos. Mediante o espiritismo, Satanás engana os mundanos.
Ellen White, se essa é nossa única esperança porque não pregamos mais sobre o assunto, porque não oramos mais pelo Espírito Santo. Muitos estão se protegendo. Mas aqueles que não estão se protegendo ficarão cheios do Espírito Santo, receberá a chuva "tempestade" e fará maravilhas.
"Ouvi outra voz do céu, dizendo: "Saiam dela, povo meu, para que vocês não sejam cúmplices em seus pecados e para que os seus flagelos não caiam sobre vocês" (Ap 18:4). O que irá acontecer? João 10:16. Jesus assumiu a missão de trazer o sinceros de Babilônia para o Seu aprisco. Então! Jesus concede o Espírito para isso seja possível.
Conclusão:
As pessoas receberão a chuva e pregarão o evangelho e milhares aceitarão a Jesus como Senhor e Salvador. Iniciou no pentecoste com a chuva temporã, agora virá a chuva serôdia.
Estejamos todos preparados, Jesus está voltando para a colheita. Com a foice irá recolher o trigo e colocar no Seu celeiro. Mas, para cumprirmos a missão precisamos do Espírito Santo. Antes de vocês irem/saírem, fiquem em Jerusalém. Antes de lançarmos na missão precisamos ser capacitados para o cumprimento da obra. 10 dias em oração, unanimes, receberam o Espírito Santo e cumpriram a missão. A obra de convencimento e salvação é de Deus. É o Espírito Santo que faz a obra. Ele está trabalhando para usar e alcançar aqueles que pede, busca.
Quem não receber o Espírito Santo de Deus, receberá o espírito de Satanás. Quando a obra de Deus for finalizado, este mundo ficará no domínio de Satanás e seus anjos.
A chuva serôdia encontrará muitos fiéis plenamente preparados, que em pouco tempo terminarão a pregação do evangelho. O Senhor quer valer-se de nossa mente, de nossas pernas, de nossa boca, a fim de concluir a preciosa ceifa que abrirá caminho para a volta de Jesus. Você deseja participar no poder do Espírito Santo, no cumprimento da missão?
Referências
Bíblia Online
Espírito de Profecia
5º SEE. Intimidade com Deus - Comunhão e Profecia.
Pr Arilton Oliveira. Chuva Serôdia.
0 Comentários