Princípios da Vida Cristã "Estilo de Vida", "Conduta Cristã"
O cristão é uma “nova criatura”. Em sua vida, “as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17). Embora esteja no mundo, não tem compromisso com interesses mundanos. É cidadão é embaixador do reino celestial. Por preceito e exemplo, deve influenciar outras pessoas, oferecendo-lhes um estilo de vida melhor. Não faz isso com extremismo, afetação ou ar de superioridade, mas porque tem Cristo no coração e espalha Seu amor. A Bíblia ensina como tal experiência é vista no dia-a-dia do cristão.
1. Que práticas frequentes contribuem para a manutenção e fortalecimento da fé, e do crescimento espiritual do crente?
a) João 5:39 - Estudar a Bíblia todos os dias.
b) Colossenses 4:2 - Ter vida de oração.
c) Hebreus 10:25 - Frequentar os cultos da igreja.
d) Marcos 5:18-20 - Pregar o evangelho.
A) Examinar constantemente a Bíblia buscando compreender como funciona na prática a graça e a misericórdia de Deus e quais são as leis que devem ser obedecidas e os princípios que devem ser seguidos.
B) A oração aproxima a mente humana da mente divina, revigora os pensamentos e acalma as emoções.
C) O apóstolo Paulo incentivou a presença nas reuniões de oração e adoração com vistas à comunhão entre crentes como intuito de se exortarem e animarem mutuamente na fé. Os crentes viviam momentos difíceis de perseguição e o apoio mútuo evitava que a chamada fé se apagasse.
D) Compartilhar continuamente como Deus tem cuidado, ensinado, protegido, aconselhado você.
2. Como devemos viver as horas do sábado? Isaías 58:13, 14; Lucas 4:16, 31. Adorando a Deus e servindo o nosso próximo.
O exemplo de Cristo nos ensina que o sábado não é um dia de não fazer nada, mas um dia de adoração, comunhão e serviço desinteressado ao semelhante. Os limites do sábado vão desde o pôr-do-sol de sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado (Ne 13:19; Lc 23:50-56). Nesse período, as atividades materiais dão lugar às espirituais. A Igreja Adventista do Sétimo Dia considera o sábado como o Dia Mundial da Alegria. Nele devemos descansar, refletir sobre o plano da salvação, ajudar ao próximo e nos reunir com os irmãos (Hb 10:25).
3. Como devem os membros da igreja se comportar em relação a seus irmãos? Efésios 4:25; Gálatas 5:13; 6:1, 10. Falar a verdade. Servir uns aos outros. Fazer o bem.
A comunidade cristã deve ser conhecida pelo seu relacionamento saudável entre os irmãos. Mentiras, falsidade, inveja, cobiça e todas as outras características ruins devem ser extintas de nosso meio. “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”(Fp 2:3-4).
4. Que princípios a Bíblia estabelece para o vestuário? 1Pedro 3:3, 4; 1Timóteo 2:9. Vestir com modéstia e bom senso.
Apresenta os princípios da modéstia e do bom senso. A mulher cristã não deve fazer do vestuário um ídolo, nem vestir-se para chamar atenção para si. A orientação bíblica é que se evite a extravagância, a ostentação e o sensualismo. O adorno exterior é o padrão do mundo. O adorno interior é o padrão para os seguidores de Cristo.
5. Qual é a atitude do cristão para com o casamento? 1Coríntios 7:10-14; Mateus 19:8, 9; Hebreus 13:4. Honrar o casamento, pois Deus reprova o adultério e o divórcio.
O casamento é uma instituição tão antiga quanto a criação do mundo (Gn2:18-25). Deus o criou para que fosse o desfrutar do amor entre um homem e uma mulher. A fidelidade é indispensável ao casamento. Já a infidelidade quebra o vínculo da confiança, que é a base de todos os relacionamentos e causa danos emocionais, espirituais e sociais. Embora o mundo distorça as bases e o princípio do casamento tentando estabelecer novos padrões, como se o casamento fosse algo fora de moda ou descartável, o casamento baseado na palavra e na vontade de Deus é o caminho para a plena felicidade.
6. Que diz a Bíblia sobre costumes e diversões mundanos? 1João 2:15-17; Tiago 4:4. Não amar o mundo e nem as coisas que há no mundo.
Costumes e diversões que colocamos assuntos espirituais em segundo plano tendem a afastar o ser humano de Deus e devem ser evitados. As Escrituras apresentam o critério para escolher qual quer tipo de divertimento, incluindo livros, música, televisão e filmes. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fl 4:8). Não é possível desfrutar de alguns tipos de divertimentos deste mundo e ao mesmo tempo manter uma amizade com Deus (Tiago 4:4).
7. Que princípios a Bíblia estabelece para orientar o comportamento sexual? Êxodo 20:14; 1Coríntios 6:9, 18. Casados, não adulterar. Solteiros, manter-se puros, não cometer imoralidade, fornicação.
O comportamento sexual ideal é aquele praticado por um homem e uma mulher dentro dos limites do casamento e do respeito mútuo. Sob o ponto de vista bíblico, portanto, as relações sexuais devem envolver apenas um homem e uma mulher casados diante de Deus e da sociedade (Lv 18:22; 20:13; 1Co 6:9,10). As relações sexuais antes do casamento, mesmo entre pessoas que pretendem se casar, fogem do plano de Deus e traz em consequências dolorosas para quem as pratica. A orientação bíblica é que não ocorram (1Co7:1,2,8,9; Gl 5:19-21). As relações sexuais extraconjugais maculam o leito conjugal e trazem a reprovação divina (Hb13:4). Relacionamentos afetivos/sexuais extraconjugais, homossexuais, sexo com animais, orgias, pedofilia e masturbação não são apoiados pela Bíblia.
8. Qual deve ser o comportamento cristão em relação às autoridades? Romanos 13:1-4; 1Pedro 2:13-14; Atos 5:29 . Respeito.
Os adventistas, seguindo o exemplo de outros cristãos através dos séculos, reconhecem sua responsabilidade social e votam em candidatos comprometidos com os valores e os princípios bíblicos e procuram exercer sua cidadania de forma responsável, contribuindo para o bem-estar social. Isso significa apoiar as autoridades constituídas em todas as ações que não confrontem com a autoridade divina (At 5:29).
9. Que cerimônias foram instituídas por Jesus para os cristãos, e o que elas significam? João 13:4, 5 e 15; 1Coríntios 11:23-28
Santa Ceia: Comemora a morte de Jesus, e nossa morte para o pecado.
Lava-pés: Cerimônia da humildade. Mostra que todos somos iguais perante Deus e igualmente necessitados dEle para a salvação.
Pão: Representa o corpo de Jesus que foi sacrificado por nós.
Suco da uva: Simboliza o sangue de Cristo vertido pelos nossos pecados.
Recapitulação: O cristão deve nutrir sua fé através do estudo diário da BÍBLIA e da prática da ORAÇÃO. Devemos amar nossos IRMÃOS, frequentar a IGREJA e testemunhar de Jesus para OUTROS. As mulheres devem se vestir com modéstia e BOM-SENSO. Costumes e diversões mundanos são inimizade contra DEUS. Os casados não devem adulterar e os solteiros devem se manter puros. Na SANTA CEIA, celebramos a morte de Jesus. O lava-pés é a cerimônia da HUMILDADE.
Reflexão: Viver em conformidade com os padrões bíblicos não é garantia da vida eterna, mas é fruto de pessoa verdadeiramente convertida.
Compromisso de fé: Aceito viver de acordo com os seguintes princípios cristãos:
[ ] Comungar diariamente com Deus, lendo a Bíblia e orando.
[ ] Frequentar regularmente a igreja, participar dos cultos e testemunhar de Cristo.
[ ] Revelar modéstia e bom senso no vestuário.
[ ] Deixar de usar adornos.
[ ] Amar os irmãos.
[ ] Participar sempre da Santa Ceia.
[ ] Não me envolver com as diversões mundanas.
[ ] Manter-me puro no casamento ou como jovem.
Leitura complementar:
1. Crenças 14, 22 e 23. Nisto Cremos.
2. Capítulos 19-20. Tratado de Teologia.
3. Ellen G. White: (Casa Publicadora Brasileira). Conduta Sexual.
4. Ellen G. White: (Casa Publicadora Brasileira). Conselhos Para a Igreja.
5. Ellen G. White: (Casa Publicadora Brasileira). Conselhos Sobre Mordomia.
6. Ellen G. White: O Lar Adventista (Casa Publicadora Brasileira).
7. (Casa Publicadora Brasileira). Manual da Igreja.
8. Lélio Maximino Lellis; Carlos Alexandre Hees (Orgs.) .(Unaspress).
9. Espírito de Profecia. Caminho a Cristo. Uma Nova Pessoa.
Referências
Bíblia Online: Nova Almeida Atualizada
Estudos Bíblicos: Ouvindo a Voz de Deus
