Jesus disse bem claro, “Assim como foi nos dias de Noé, será a vinda do Filho do homem.” (Mt 24:37-39). No estudo bíblico sobre os Sinais da Segunda Vinda de Jesus. Jesus responde a interpelação dos discípulos; "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?" (Mt 24:3) apresentando uma série de acontecimentos e eventos na natureza, política, na sociedade "comportamento humano" e na religião. Jesus advertiu várias vezes sobre os falsos mestres, profetas, cristos... os apóstolos também, nos advertiram sobre as falsas doutrinas e ensinamentos. No mundo religioso um dos enganos consiste em misturar a verdade com a mentira e apresenta-la de forma que agrade os sentidos e as emoções.
Eventos esses que aponta e indicam a proximidade da Segunda Vinda de Jesus. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima (Lc 21:28).
Todos nós esperamos alguma coisa. A grávida espera o nascimento do filho. Os noivos aguardam o dia de casamento. O trabalhador espera a promoção. O que você espera neste momento, em sua vida? Você já imaginou o que Deus espera hoje? Pense bem: a Bíblia afirma que Deus é o nosso Pai e fomos arrancados de Sua presença, concluímos que o que Deus mais espera é o momento em que vai abraçar você. O que Ele deseja é ter Seus filhos perto de Si, em um lugar preparado de forma especial só para eles. A Bíblia apresenta detalhes sobre este reencontro.
Desde que nossos primeiros pais transpuseram os portais do Éden, depois de terem desobedecido, os filhos de Deus aguardam o dia em que o pecado e suas tristes consequências terão fim. Profetas, apóstolos e cristãos de todos os tempos têm anunciado esse dia, alicerçados na garantia dada pelo próprio Cristo. Assim, Seu retorno à Terra é a bendita esperança que conforta o coração de Seus seguidores, quando estes se deparam com o sofrimento, a dor, o pranto e a morte, ao longo da jornada terrestre. A sombra do mal passará, a noite do pecado terá fim. Uma nova alvorada raiará, marcando o início de um novo tempo para os filhos de Deus.
1. Que promessa extraordinária Jesus fez a Seus discípulos?
João 14:1-3.E, quando Eu for e vos preparar lugar VOLTAREI, e vos LEVAREI para Mim mesmo.
Os discípulos estavam preocupados, pois Jesus tinha acabado de falar da traição de Judas (João 13:21) e então começou a se despedir (João 13:33). Percebendo a angústia no coração deles, Jesus marcou um reencontro. A promessa que fez naquele dia foi feita também a cada um de nós: "Virei outra vez" (João 17:20,24; João 14:3). A mensagem da volta de Cristo é a maior de todas as promessas apresentadas na Bíblia. Ela é apresentada mais de 2.500 vezes ao longo das Escrituras e nos traz esperança em meio a este mundo caótico. Isso indica o profundo desejo de que esse evento ocorra. Por ocasião da volta de Cristo presenciaremos o fim do pecado. Queira você ou não, esteja preparado ou não, Jesus voltará.
O que garante a segunda vinda de Jesus? A morte de Jesus na cruz do Calvário e Sua ressurreição são a garantia que temos hoje de que, algum dia, Ele voltará. Podemos ficar certos de que a Sua promessa não irá falhar (Hebreus 9:26,28).
2. Podemos marcar uma data para a segunda vinda de Cristo?
Mateus 24:36Não. Embora a profecia sobre a Volta de Jesus seja certa, não é possível marcar uma data. O tempo só Deus conhece.
Muitos no passado cometeram erros estabelecendo uma data para a volta de Cristo. Jesus foi enfático: ninguém sabe a hora exata em que Ele virá. Não podemos nos deixar levar por pessoas bem intencionadas que procuram marcar datas para o retorno de Cristo. Não sabemos quando, mas apenas podemos nos preparar para aquele evento glorioso.
3. Como Jesus virá?
a) Atos 1:9-11 - O retorno de Jesus será literal e pessoal. Sua volta será tão literal e pessoal quanto foi Sua partida. Virá de forma repentina pegando muitos de surpresa (2Pe 3:10).
b) O retorno de Jesus será visível. A Bíblia compara a vinda de Cristo a luminosidade e visibilidade de um relâmpago (Mt 24:27). Além disso, ela afirma que "todo O olho verá" (Ap 1:7), ou seja, todos aqueles que estiverem vivos assistirão à vinda de Cristo, além de dois grupos especiais de pessoas:
Os que morreram em Cristo ressuscitarão e se unirão aos justos que estiverem vivos para o encontro com o Senhor nas nuvens (1 Ts 4:16,17; 1 Co 15:52,53).
Aqueles que "O transpassaram" (Ap 1:7), ou seja, pessoas que estiveram envolvidas na morte de Jesus, ressuscitarão para vê-lo voltar. Essa será uma ressurreição especial. Já os ímpios que estiverem mortos na ocasião da volta de Jesus não ressuscitarão. Eles tornarão a viver apenas depois do milênio (Ap 20:5).
c) O retorno de Jesus será audível. A Bíblia afirma que a vinda de Cristo se caracterizará por sons muitos claros e intensos (1 Ts 4:16; Mt 24:30,31). O salmista declarou:“ Vem o Senhor nosso Deus, e não guarda silêncio” (Sl 50:3).
d) O retorno de Jesus será glorioso. Ele virá como Rei, com poder e glória (Mt 16:27). Ele não virá como homem de dores, mas sim como o Senhor do Universo e trará consigo Seus anjos. Todas as pessoas vivas testemunharão desse evento glorioso.
e) O retorno de Jesus será espetacular. Daniel 2 contém uma importante profecia a respeito dos reinos do mundo e fala sobre a restauração final do reino de Deus aqui na Terra, por ocasião do Segundo Advento de Cristo. O profeta descreve uma pedra que é atirada "sem auxilio de mãos", que atinge "os pés de ferro e barro" da estátua e que "esmiuçará e consumirá todos os reinos", sem deixar "vestígios" (Dn 2:34,35,44). Será em evento sensacional, cataclísmico e de proporções mundiais.
4. Qual o objetivo da volta de Jesus? Mateus 16:27
Na primeira vinda, Jesus veio como um bebê indefeso. O objetivo era demonstrar quem é Deus, viver uma vida sem pecado e morrer em lugar do homem (Hb 4:4; 2 Co 5:14). Na segunda vinda, Ele virá como Rei dos reis e poderoso Juiz (2 Tm 4:8; Jo 5:22). Nessa ocasião, trará a sentença a cada ser humano, segundo as escolhas e atitudes tomadas em vida. Jesus virá buscar os salvos.
5. Qual será o resultado da rejeição ao convite de Jesus e não se preparam?
A Bíblia descreve o terror que tomará conta daqueles que forem indiferentes à salvação de Jesus. Apocalipse 6:15-17; 9:6 apresenta gente ímpia fugindo da presença do Senhor. Pessoas que fizeram do pecado seu estilo de vida serão consumidas pela glória de Deus (2 Ts 2:8).
Apocalipse 6:15-17; 9:6; 2 Tesssalonissenses 2:8 Buscarão esconderijo nas CAVERNAS e pedirão aos ROCHEDOS que caiam sobre eles. Buscarão a MORTE, mas a morte fugirá deles. Os ímpios MORRERÃO ao verem o resplendor da glória de Jesus.
Aqueles que não estiverem preparados para esse clímax estarão temerosos. Não se alegrarão com a presença do Senhor. Buscarão sua própria destruição afim de se esconderem dEle. As pessoas vivas ou mortas que não se arrependeram dos seus pecados enquanto tiveram chance não irão para o Céu com Cristo, mas serão destruídas. Por isso, nosso tempo de escolher é agora (2 Co 6:2).
Jesus conquistou a vitória na cruz. Portanto, Satanás é um inimigo derrotado. Enquanto Jesus não volta, esse inimigo busca enganar e seduzir o maior número de pessoas e colocá-las em rebelião contra o Criador. Deus nunca desejou a destruição, pois Ele não tem prazer na morte do ímpio, mas o convida ao arrependimento. Porém, os que não andarem no caminho da salvação irão partilhar o mesmo destino do inimigo de Cristo, o lago de fogo (Ap 20:10). O ensino bíblico é claro, apenas após a segunda vinda de Cristo é que Ele fará a separação definitiva entre justos e injustos, salvos e perdidos, para só então dará o “castigo eterno”. Portanto, segundo Apocalipse 20:1-10, o “castigo eterno” será após o milênio de Apocalipse 20.
6. O que acontecerá aos que aceitarem Jesus e se prepararem para a Sua vinda? 1Tessalonissenses 4:16,17; 1Coríntios 15:51-54
Será o dia mais feliz "alegre" da vida dos filhos de Deus. O dia da recompensa, o dia do reencontro com o Salvador. Os mortos fiéis serão ressuscitados. Os vivos terão seus corpos transformados (1 Co 15:51-53). Todos serão arrebatados para junto de Jesus e na Sua presença viverão para sempre (Ap 20:6; 22:5).
Mortos fiéis: Ressuscitarão, serão TRANSFORMADOS e arrebatados.
Vivos fiéis: Serão TRASLADADOS e transformados.
Milhares de justos que desceram à sepultura serão ressuscitados para a vida eterna. Os justos vivos serão levados ao Céu e receberão a vida eterna sem passar pela experiência da morte. Assim, na segunda vinda de Cristo, os justos vivos e mortos se encontrarão com o Senhor nos ares.
7. Qual será a reação dos salvos ao verem Jesus nas nuvens do Céu?
Isaías 25:9 - A declaração de vitória irá soar por todos os cantos da Terra. Pessoas fiéis a Deus reencontrarão queridos que estavam mortos. Famílias inteiras se abraçarão para receber o seu Salvador. Eis que este é o nosso Deus, em quem ESPERÁVAMOS. Na Sua salvação EXULTAREMOS e nos ALEGRAREMOS.
Por ocasião da volta de Jesus e em contraste com os ímpios, os justos se deleitam no aparecimento do Senhor Jesus Cristo nas nuvens do céu. Ansiaram por Sua vinda e agora veem cumpridas suas esperanças. Nunca mais dor e sofrimento! O louvor é o produto da mais pura fé e esperança no Senhor.
8. De quantas ressurreições a Bíblia fala?
João 5:28, 29; Daniel 12:2 - A Bíblia apresenta duas ressurreições – uma para os justos e outra para os ímpios.
a) A primeira é a ressurreição da VIDA e ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Cristo.
b) A segunda é a ressurreição do JUÍZO (morte eterna) e ocorrerá após o período de 1000 anos.
9. Quanto tempo existirá entre a primeira e a segunda ressurreição?
Apocalipse 20:6 - 1000 anos.
Na primeira ressurreição todos os justos serão levados ao Céu (os que estavam mortos e os vivos). Eles ficarão com Deus por 1.000 anos e depois voltarão para a Terra para presenciar a condenação dos ímpios. Nesta terceira vinda de Cristo após o milênio, haverá a segunda ressurreição dos ímpios. Essa é a etapa da condenação. Eles se levantarão para receberem a punição de seu erro.
10. Que convite Jesus nos faz hoje?
Mateus 11:28-29 - Vinde a Mim.
Enquanto aguardamos o cumprimento da promessa de Jesus, Ele nos convida a tomar Seu jugo sobre os ombros e aprender de Sua Palavra. Aqueles que caminham com Cristo experimentam paz e conforto. Se formos perseverantes em fazer a vontade de Deus, as Palavras descritas pelo apóstolo Paulo se cumprirão: “Tendo por certo isto, que Aquele que começou a boa obra em vocês, a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Fl 1:6).
O Preparo
O mais importante é Quem virá. Jesus é o personagem central desse grande evento. Você está pronto para recebe-lo? Deseja passar a eternidade com Ele?
Você se casaria com alguém que não conhece? É claro que não! Geralmente nos casamos com quem amamos. Por isso, precisamos ter um relacionamento de amor e obediência com Jesus. Senão, corremos o sério risco de ouvir a triste declaração: "Não vos conheço" (Mt 7:22,23; 25:11,12). Precisamos vestir suas vestes de justiça a fim de fazermos parte das Bodas do Cordeiro (Mt 22). Precisamos amar e obedecer os Seus mandamentos (Jo 14:15).
Para essa data especial, preocupe-se em relacionar-se com Jesus. Que Deus nos dê o privilégio de, naquele dia, olharmos em Seus olhos e dizermos: "Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos" (Is 25:8,9).
Recapitulação:
A Bíblia fala que Cristo voltará à Terra. A primeira vinda ocorreu há dois mil anos. Aguardamos a SEGUNDA VINDA de JESUS. O texto clássico da segunda vinda está em João 14:1-3. Quando Ele voltar, iremos para o CÉU. Jesus virá de modo pessoal, visível e literal, com MILHARES de anjos tocando TROMBETAS.
Reflexão:
A segunda vinda de Cristo é a esperança de todo o cristão que está inconformado com a desilusão deste mundo. Deus é poderoso e amoroso e um dia nos tirará do poço de pecado em que vivemos. Depois do milênio moraremos nessa Terra transformada, durante toda a eternidade.
Você percebeu a seriedade desse estudo? Ele trata do dia mais importante da história da humanidade. Naquela ocasião existirão apenas dois grupos: salvos e perdidos. De qual lado você estará? Olhe ao seu redor, os sinais anunciam que esse dia está próximo! Mas o mais importante é como está sua vida hoje. Seja sincero, se Jesus voltasse agora, você estaria entre os salvos? Entregue-se a Deus e decida fazer parte daqueles que viverão a eternidade com Jesus.
Compromisso de fé:
[ ] Quero me preparar para estar entre os salvos na segunda vinda de Cristo.
[ ]Creio que haverá duas ressurreições: uma para a vida e outra para morte eterna.
[ ] Desejo viver a verdade, afim de poder morar para sempre com Cristo no Céu.
[ ] Quero viver com Jesus para sempre, junto com a minha família. Vou fazer o possível para levá-los comigo para o Céu.
4. Ellen G. White: (Casa Publicadora Brasileira). Eventos Finais
5. Ellen G. White: capítulos 23-26 (Casa Publicadora Brasileira). Primeiros Escritos.
6. Alceu A. Nunes. O Dia da sua Vinda: Movimentos Apocalípticos e a Expectativa da Volta de Cristo (Unaspress). 6.Leroy E. Froom.(Casa Publicadora Brasileira).
0 Comentários