Alto Clamor
Depois de 1844 não se estabeleceu nenhuma data para o cumprimento de profecias bíblicas, nem algum outro período profético definido em termos de anos. Podemos apenas determinar a relação que têm entre si. Sabe-se, entretanto, que estamos próximos do fim do tempo da graça.
A Palavra de Deus não deixa lugar para dúvidas. No clímax do grande conflito, Cristo tem um povo espalhado por toda a face da Terra, povo que abraçou o “evangelho eterno” da salvação, o qual, por amor a Cristo, obedece à lei de Deus. Esse povo, no poder do Espírito Santo, vai fazer soar o alto clamor aos ouvidos de todo o mundo, preparando uma geração para estar diante da presença de Cristo em Sua segunda vinda (5º SEE Comunhão e Profecia, 19).
Em Apocalipse 18:1, outro anjo é descrito como descendo do céu com grande poder, sendo a Terra iluminada com a Sua glória. Esse anjo não representa uma nova mensagem, mas um novo poder que acompanhará a pregação da tríplice mensagem angélica, de tal maneira que toda nação, tribo, língua e nação sejam advertidos com eficácia. Isto fará que a pregação do povo de Deus se converta em um “alto clamor” e alcance os últimos confins da Terra. Em um tempo extraordinariamente breve, a tarefa será concluída (5º SEE Comunhão e Profecia, 81).
"É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento do Espírito Santo em grande medida." Testemunhos Para Ministros, p. 91,92.
1. Quantos estarão preparados?
A parábola das 10 virgens, retrato da igreja remanescente (Mt 25:1-13), mostra que pelo menos metade delas estava carente do poder do Espírito Santo. Cinco estavam desprevenidas – faltava-lhes o azeite – símbolo do Espírito Santo. Não se entregaram à operação do Espírito Santo. Não permitiram que a velha natureza fosse transformada. As cinco loucas contentaram-se com uma obra superficial. Não conheciam profundamente a Deus. Não tiveram comunhão diária com Ele (5º SEE Comunhão e Profecia, 82,83).
Um dos resultados da chuva serôdia é o “alto clamor”. Não “alto” no sentido de barulhento, mas uma poderosa presença do Espírito Santo que move os mensageiros humanos. Em um tempo breve, a tarefa da pregação do evangelho será concluída. “Então a mensagem do terceiro anjo se avolumará num alto clamor, e a Terra inteira será iluminada com a glória do Senhor” (Evangelismo, p. 693).
2. O que significa a expressão alto clamor? e como ela é aplicada no contexto dos eventos finais? Ap 18:1; Com. de Ap 14:7; Mt 10:27.
“Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória” (Ap 18:1). Esse anjo, conhecido como o quarto anjo, não representa uma nova mensagem, mas um novo poder que acompanhará a pregação da tríplice mensagem angélica de Apocalipse 14. É conhecido como o alto clamor do Terceiro anjo, embora o conteúdo da mensagem do quarto anjo se pareça mais com a mensagem do segundo anjo: “Caiu! Caiu a grande Babilônia” (Ap 18:2; 14:8). 5º SEE Comunhão e Profecia, 83.
Em Testemunhos Para Ministros, p. 92, lemos: “Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento do Seu Espírito em grande medida.”
Os textos bíblicos evidenciam uma pregação poderosa, com grande voz, de forma urgente e de grande relevância e tem uma relação direta com Mt 24:14, onde Jesus anuncia uma pregação global, universal.
O alto clamor tem uma relação direta com outros eventos que acontecem antes e simultaneamente: O reavivamento, o selamento, chuva serôdia.
O povo de Deus selado (144 mil) recebe a chuva serôdia (poder de Deus) e proclama, prega a mensagem (com. de Ap 14:6-10) com grande voz e poder, antes do fechamento da porta da graça.
3. Qual o contexto/conteúdo da mensagem no alto clamor? Com. de Ap 14:6-11.
O Apocalipse 18 indica o tempo em que, como resultado da rejeição da tríplice mensagem do capítulo 14:6-12, a igreja terá atingido completamente a condição predita pelo segundo anjo, e o povo de Deus, ainda em Babilônia, será chamado a separar-se de sua comunhão. Esta mensagem é a última que será dada ao mundo. O Grande Conflito, pág. 390.
Esta passagem [Apoc. 18:1, 2 e 4] indica um tempo em que o anúncio da queda de Babilônia, conforme foi feito pelo segundo anjo em Apocalipse 14:8, deve repetir-se com a menção adicional das corrupções que têm estado a se introduzir nas várias organizações que constituem Babilônia, desde que esta mensagem foi pela primeira vez proclamada, no verão de 1844. ... Estes anúncios, unindo-se à mensagem do terceiro anjo, constituem a advertência final a ser dada aos habitantes da Terra. ...
Os pecados de Babilônia serão revelados. Os terríveis resultados da imposição das observâncias da igreja pela autoridade civil, as incursões do espiritismo, os furtivos mas rápidos progressos do poder papal - tudo será desmascarado. Por meio destes solenes avisos o povo será comovido. Milhares de milhares que nunca ouviram palavras como essas, escutá-las-ão. O Grande Conflito, págs. 603, 604 e 606.
Qual a mensagem de Deus que deve ser proclamada com alto clamor?
É a mensagem sobre a justificação pela fé. E o que é justificação pela fé? “É a obra de Deus ao lançar a glória do homem no pó e o fazer pelo homem aquilo que ele por si não pode fazer” (Ibid., p. 456). E o que não podemos fazer? Não podemos nos salvar. Nossa única esperança é Jesus Cristo. Justificação pela fé é a essência das três mensagens angélicas. (5º SEE Comunhão e Profecia, 19).
Mesmo para o povo de Deus é difícil aceitar a justificação pela fé: só em Jesus está a nossa esperança da salvação.
“Conquanto pensem que se estão entregando a Deus, têm ainda grande dose de presunção. Há almas conscienciosas que confiam parcialmente em Deus, e parcialmente em si mesmos. Não esperam em Deus para ser guardadas por Seu poder, mas confiam na vigilância contra a tentação e no cumprimento de certos deveres, para serem por Ele aceitas. Não há vitórias nesta espécie de fé. Essas pessoas labutam sem propósito algum; tem a alma em contínua escravidão, e só encontrarão descanso quando depuserem seus fardos aos pés de Jesus” (Mensagens Escolhidas, v. 1 p. 353). (5º SEE Comunhão e Profecia, 19).
- Vários me escreveram, indagando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e tenho respondido: "É a mensagem do terceiro anjo, em verdade." Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372.
- Muitos perderam Jesus de vista. Deviam ter tido o olhar fixo em Sua divina pessoa, em Seus méritos e em Seu imutável amor pela família humana. Todo o poder foi entregue em Suas mãos, para que Ele pudesse dar ricos dons aos homens, transmitindo o inestimável dom de Sua justiça ao impotente ser humano. Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida. Testemunhos Para Ministros, págs. 91 e 92.
- A mensagem da justiça de Cristo há de soar desde uma até a outra extremidade da Terra, a fim de preparar o caminho ao Senhor. Esta é a glória de Deus com que será encerrada a mensagem do terceiro anjo. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 373.
- A última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma revelação do caráter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar Sua glória. Revelarão em sua vida e caráter o que a graça de Deus por eles tem feito. Parábolas de Jesus, págs. 415 e 416.
4. Quem sairá de Babilônia e se juntará com o remanescente?
¹⁶ "Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor" (João 10:16).
- "Em Apocalipse 18, o povo de Deus é convidado a sair de Babilônia. ... E em que corporações religiosas se encontrará hoje a maior parte dos seguidores de Cristo? Sem dúvida, nas várias igrejas que professam a fé protestante. ... Apesar das trevas espirituais e afastamento de Deus prevalecentes nas igrejas que constituem Babilônia, a grande massa dos verdadeiros seguidores de Cristo encontra-se ainda em sua comunhão." Eventos Finais, p. 197-198.
- Deus tem pedras preciosas em todas as igrejas, e não devemos fazer denúncias impetuosas do professo mundo religioso. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 4, pág. 1.184. (Eventos Finais, Cap 14).
- O Senhor tem Seus representantes em todas as igrejas. As especiais verdades probantes para estes últimos dias não foram apresentadas a essas pessoas de tal modo que trouxessem convicção ao coração e à mente; por isso, ao rejeitar a luz, elas não romperam sua ligação com Deus. Testimonies, vol. 6, págs. 70 e 71. (Eventos Finais, Cap 14).
- Entre eles [os católicos] existem muitos que são conscienciosíssimos cristãos, que andam em toda a luz que sobre eles brilha, e Deus operará em seu favor. Obreiros Evangélicos, pág. 329. (Eventos Finais, Cap 14).
- "Milhares de milhares que nunca ouviram palavras como essas, escutá-las-ão." O Grande Conflito, p. 606.
- Almas que estavam espalhadas por todas as corporações religiosas responderam à chamada, e os que eram preciosos retiraram-se apressadamente das igrejas condenadas, assim como precipitadamente fora Ló retirado de Sodoma antes de sua destruição. Primeiros Escritos, pág. 279.
- Haverá um exército de crentes resolutos que permanecerão tão firmes como uma rocha durante a última prova. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 390.
- Há muitas almas que sairão das fileiras do mundo e das igrejas - até da Igreja Católica - cujo zelo excederá consideravelmente o dos que têm estado a postos para proclamar a verdade até agora. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 386 e 387.
- Multidões receberão a fé e unir-se-ão aos exércitos do Senhor. Evangelismo, pág. 700.
- Muitos que vaguearam longe do aprisco retornarão para seguir o grande Pastor. Testimonies, vol. 6, pág. 401.
- Milhares da hora undécima verão e reconhecerão a verdade. ... Essas conversões à verdade operar-se-ão com uma rapidez surpreendente para a igreja, e unicamente o nome de Deus será glorificado. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 16.
- Milhares se converterão à verdade num dia, os quais na hora undécima verão e reconhecerão a verdade e as atuações do Espírito de Deus. The Ellen G. White 1888 Materials, pág. 755.
- Aproxima-se o tempo em que haverá tantos conversos em um dia como houve no dia de Pentecostes, depois de os discípulos haverem recebido o Espírito Santo. Evangelismo, pág. 692.
- Mais de mil se converterão brevemente em um dia, a maioria dos quais reconhecerá haver sido primeiramente convencidos através da leitura de nossas publicações. Evangelismo, pág. 693.
5. De que forma a mensagem avançará? A Mensagem Avançará com Grande Poder.
- Quando a terceira mensagem se avolumar num alto clamor, e quando grande poder e glória acompanharem a obra final, o fiel povo de Deus participará dessa glória. É a chuva serôdia que os reanima e fortalece para passarem pelo tempo de angústia. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 984.
- À medida que se aproxima o fim, os testemunhos dos servos de Deus tornar-se-ão mais decididos e mais poderosos. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 407.
- Esta mensagem [Apoc. 14:9-12] abrange as duas mensagens precedentes. Ela é representada sendo dada em alta voz; isto é, com o poder do Espírito Santo. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 980.
- Quando a terceira mensagem se avolumar num alto clamor, grande poder e glória acompanharão sua proclamação. Os semblantes do povo de Deus resplandecerão com a luz do Céu. Testimonies, vol. 7, pág. 17.
- A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo. ...
- Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. O Grande Conflito, págs. 611 e 612.
- Permiti-me dizer-vos que o Senhor trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da comum ordem de coisas e de um modo que será contrário a qualquer planejamento humano. ... Surpreender-se-ão os obreiros com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar sua obra de justiça. Testemunhos Para Ministros, pág. 300.
- Disciplina de espírito, pureza de coração e pensamento é que são necessários. Isto tem mais valor do que admirável talento, tato ou conhecimento. Uma mente comum, acostumada a obedecer ao "Assim diz o Senhor", está mais bem habilitada para a obra de Deus, do que aqueles que têm capacidades mas não as empregam corretamente. Review and Herald, 27 de novembro de 1900.
- Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. O Grande Conflito, pág. 606.
6. De que elementos Deus se valerá para dar a mensagem do alto clamor?
- Assim como outrora chamou pescadores para serem Seus discípulos, Ele suscitará dentre o povo comum a homens e mulheres que realizem Sua obra. Em breve haverá um avivamento que surpreenderá a muitos. Os que não percebem a necessidade do que deve ser feito serão passados por alto, e os mensageiros celestiais trabalharão com os que são chamados de pessoas comuns, habilitando-as a levar a verdade para muitos lugares. Manuscript Releases, vol. 15, pág. 312.
- Na última e solene obra se empenharão poucos grandes homens. ... Deus realizará uma obra em nosso tempo que poucos esperam. Ele suscitará e exaltará entre nós os que são mais adestrados pela unção de Seu Espírito, do que pelo preparo exterior de instituições científicas. ... Às almas que buscam diligentemente a luz e que aceitam de boa vontade todo raio de iluminação divina vindo de Sua Santa Palavra, unicamente a essas, será a luz comunicada. É por meio dessas almas que Deus revelará aquela luz e poder que iluminarão toda a Terra com Sua glória. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 377. (5º SEE Comunhão e Profecia, 19).
"Assim será proclamada a mensagem do terceiro anjo. Ao chegar o tempo para que ela seja dada com o máximo poder, o Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá" (O Grande Conflito, p. 606). (5º SEE Comunhão e Profecia, 19).
Deus também usará pessoas instruídas como Paulo e Moisés, se forem humildes. Qualquer pessoa humilde será usada pelo Espírito Santo.
"Muitos serão vistos correndo de uma parte para outra, constrangidos pelo Espírito de Deus, para levar a luz a outros. A verdade, a Palavra de Deus, é como um fogo em seus ossos, enchendo-os de ardente desejo de esclarecer os que se assentam nas trevas. Muitos, mesmo entre os iletrados, proclamam agora as palavras do Senhor. Crianças são impelidas pelo Espírito a ir e declarar a mensagem do Céu. O Espírito será derramado sobre todos quantos se submeterem a Suas sugestões e, pondo à margem todo o esforço humano, suas regras inibidoras e cautelosos métodos, proclamarão a verdade com a força do poder do Espírito. Multidões receberão a fé e se unirão aos exércitos do Senhor" (Evangelismo, p. 700). (5º SEE Comunhão e Profecia, 19).
"Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, se apressarão de um lugar para outro a fim de proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Prodígios serão feitos, os doentes serão curados, e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens. Assim os habitantes da Terra serão levados a se decidirem" (Ibid., p. 700, 701). (5º SEE Comunhão e Profecia, 19).
Conclusão:
- A mensagem do anjo que acompanha o terceiro deve agora ser transmitida a todas as partes do mundo. Deve ser a mensagem da colheita, e toda a Terra se iluminará com a glória de Deus. Carta 86, 1900.
- Quando a tormenta da perseguição realmente irromper sobre nós, ... a mensagem do terceiro anjo se avolumará num alto clamor, e toda a Terra se iluminará com a glória do Senhor. Testimonies, vol. 6, pág. 401.
- A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos como pela convicção profunda do Espírito de Deus. Os argumentos foram apresentados. A semente foi semeada e agora brotará e frutificará. As publicações distribuídas pelos missionários têm exercido sua influência; todavia, muitos que ficaram impressionados, foram impedidos de compreender completamente a verdade, ou de lhe prestar obediência. Agora os raios de luz penetram por toda parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os liames que os têm retido. Laços de família, relações na igreja, são impotentes para os deter agora. A verdade é mais preciosa do que tudo mais. Apesar das forças arregimentadas contra a verdade, grande número se coloca ao lado do Senhor. O Grande Conflito, pág. 612.
- Muitos dos que ouvem a mensagem - o maior número deles - não darão crédito à solene advertência. Muitos serão achados desleais aos mandamentos de Deus, que são uma prova do caráter. Os servos de Deus serão chamados entusiastas. Os ministros aconselharão o povo a não os ouvirem. Noé recebeu o mesmo tratamento enquanto o Espírito o impelia a dar a mensagem, quer os homens quisessem, quer não a quisessem ouvir. Testemunhos Para Ministros, pág. 233.
Reflexão:
- Alguns atenderão a essas advertências, mas a grande maioria as desprezará. Nos Lugares Celestiais (Meditações Matinais, 1968), pág. 343.
- Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías 10:22 - Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Romanos 9:27.
- Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.
- Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11.
Referências:
Material de Apoio ao Instrutor Bíblico. Cronologia dos Eventos Finais e As Três Mensagens Angélicas.
5º SEE - Seminário de Enriquecimento Espiritual. Comunhão e Profecia.
0 Comentários