Santificação

 Santificação
    JESUS foi reconhecido como o “Santo de Deus” (João 6:69; Lucas 1:35; 4:34). Ninguém podia apontar um único pecado Nele (João 8:46). João escreveu que Jesus Se manifestou para tirar os pecados do mundo e que “Nele não há pecado” (1 João 3:5, NVI). A Bíblia é clara em ensinar: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Como alcançar essa santidade ou ser uma pessoa santa?
     Aprendemos que a Bíblia apresenta a salvação em três tempos: passado, presente e futuro. O que Jesus fez por nós na cruz, no passado, foi trazer a justificação, que nos liberta da penalidade do pecado. O que Jesus faz por nós no presente é a obra de santificação, que nos liberta do poder do pecado. O que Jesus fará por nós no futuro é chamado de glorificação, quando finalmente seremos livres da presença do pecado. Hoje vamos aprender mais sobre a santificação.

1. Que oração Jesus fez pelos discípulos?
João 17:17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
João 17:18-19 - Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

    Quando estudamos a Palavra de Deus, a verdade, o Espírito Santo atua no coração e nos ajuda a purificar tudo o que não é santificado. É o Espírito que nos convence do pecado e nos transforma à imagem e semelhança de Cristo. Isso é santificação.

2. De acordo com Paulo, qual é a vontade de Deus para Seus filhos? 
1 Tessalonicenses 4:3 - A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
Efésios 1:4 - Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
1 Pedro 1:14-16 - Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
    No Antigo Testamento, entre outros significados, a palavra hebraica qâdash quer dizer "santificar", "ser santo", "ser santificado”. Ela aparece com muita frequência nos cinco primeiros livros da Bíblia. Seu correspondente, no Novo Testamento é a palavra grega hagiazô que significa separar para Deus uma pessoa ou objeto, fazendo distinção do comum.
    O sentido básico de santificar é “colocar à parte”, “separar”, ou dedicar alguém ou algo para um fim sagrado. No contexto do santuário (Êx 40), Deus santificou ou separou pessoas e objetos para Seu serviço (Lv 27:21; Nm 3:3; 18:8). Na criação instituiu sétimo dia da criação como santo, quando Deus separou o sábado dos outros dias, Ele o abençoou e santificou, isto é , separou dos outros seis dias.
Gênesis 2:3 - A­bençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por­que nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Êxodo 20:8 - "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.


    "A santificação também é usada no Novo Testamento para se referir à separação do crente das coisas e maneiras más". Ellen G. White escreveu: "A verdadeira santificação é uma verdadeira conformidade com a vontade de Deus" (Santificação, p. 9). Portanto, "a santificação exposta nas Sagradas Escrituras tem que ver com o ser todo - os aspectos espiritual, físico e moral" (Ellen G. White, Santificação, p. 7).

3. Que metáfora Jesus usou para falar de santificação? João 15:5, 7.
    Assim como os ramos precisam estar unidos à videira para sobreviver e frutificar, o crente precisa estar unido a Cristo. Separados Dele, não temos vida. Essa união acontece, na prática, quando passamos tempo em oração e em estudo de Sua palavra. Neste exato momento, enquanto estuda a Bíblia, você está conectado à Videira.

4. Por que precisamos da santificação ou como ser uma pessoa santa? 
Hebreus 12:14.
2 Timóteo 2:20-21 - Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.
    Nas Escrituras, ser santo não é o mesmo que ser sem pecado. Em 1 João 3:9, lemos: "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de peca- do; pois o que permanece nEle é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, continuamos com a natureza pecaminosa (SI 51:5), mas pecar não continuará sendo nosso estilo de vida, uma vez que passamos a ser novas criaturas (2Co 5:17).
    Ser “santo” é ser separado do mundo para Deus. Logo, a santificação não é uma simples melhora do nosso comportamento moral ou boas ações sociais. A santificação bíblica é viver os princípios do reino de Deus motivado pela operação constante do Espírito Santo em nós. Essa operação tem por objetivo a honra e a glória de Deus (1 Coríntios 6:19, 20).

5. Como Paulo chama os membros da igreja, a quem ele dirige suas cartas? Romanos 1:7; Filipenses 1:1.
1 Coríntios 6:11 - 
Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

    Os crentes dessas igrejas são tratados como “santos’’ porque estão “em Cristo” e não por haverem alcançado um estado de ausência de pecado. Se justificação é aquilo que Deus faz por nós, santificação é aquilo que Deus faz em nós. Na justificação, Deus nos considera justos; por outro lado, na santificação, Ele nos torna justos. Embora não exista nenhum mérito humano nessa obra, a santificação exige de cada pessoa uma entrega completa e diária à vontade de Deus e o afastamento de hábitos e atitudes que levam à prática do pecado.

6. De quem é a obra de santificar? 
    A santificação exposta nas Sagradas Escrituras tem que ver com o ser todo — as partes espiritual, física e moral. Eis a verdadeira idéia sobre a consagração perfeita. Paulo ora para que a igreja em Tessalônica possa desfrutar esta grande bênção: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23. 
Levítico 20:8 Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.
    A fim de capacitar a pessoa para a experiência da santificação, Deus concede Seu Espírito. Agora, cheios do Espírito, não andamos mais “segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Romanos 8:4). À medida que caminhamos, nossa fé aumenta e nossa transformação progride. Desse modo, obtemos novas vitórias sobre os poderes das trevas.
    Quando Paulo escreveu: “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo” (1 Tessalonicenses 5:23), não exortou seus irmãos a visarem uma norma que lhes era impossível atingir; não orou para que tivessem bênçãos as quais não era a vontade de Deus conceder. Ele sabia que todos os que hão de estar preparados para encontrar a Cristo em paz, precisarão possuir um caráter puro e santo Ler. 1 Coríntios 9:25-271 Coríntios 6:19, 20.

7. Como Paulo enfatizou aos cristãos de Roma sua obrigação total para com Deus? Romanos 12:1, 2.
    O simples conhecimento da verdade não é sufi ciente para o desenvolvimento do caráter. Com o conhecimento deve vir a obediência. Saber o que é certo e não praticar não nos fará crescer em santidade. Quando aceitamos a Cristo como Salvador e Senhor e submetemos nossa vontade à Dele, então crescemos em graça.
    O desenvolvimento do caráter envolve dois elementos: (1) a escolha consciente de fazer o que é correto de acordo com a luz recebida e (2) a obediência à consciência. Logo, a vontade do cristão desempenha um papel importante na santificação. Antes da conversão, nossa vontade estava mais sujeita a influência de Satanás, entretanto, ao aceitarmos Cristo como Senhor e Salvador, devemos conscientemente entregar e submeter nossa vontade egoísta à vontade de Cristo e de Seu Espírito.

8. Qual o conselho que o apóstolo Pedro nos dá ? 2 Pedro 3:18.
    O crescimento não é automático, quer físico, quer espiritual. Ambos requerem alimento, bebida e exercício. Isso significa que devemos manter comunhão com Cristo, por meio da oração e da leitura da Bíblia, para nos alimentarmos (João 6:56). Precisamos ainda exercitar nossa fé, testemunhando de Cristo a outros (Lucas 8:38, 39). Esse é o caminho para o crescimento espiritual e a santificação.
    Estilo de vida cristão é fruto da graça de Deus no coração do cristão, que ele demonstra em seu dia a dia, através da leitura da Bíblia, do Espírito de profecia e de contínua comunhão com Deus pela oração.
    A santificação é uma obra progressiva. Os passos sucessivos são postos perante nós nas palavras de Pedro: “Reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento: com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade: com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”. 2 Pedro 1:5-8. “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. 2 Pedro 1:10, 11.

Conclusão
    Santificação não deve ser confundida com impecabilidade. A natureza carnal com a qual nascemos só nos será arrancada na glorificação, no momento da volta de Jesus. Pecamos porque somos pecadores. Essa é a tendência natural de todo ser humano. Logo, a verdadeira santidade só pode ser alcançada pela perseverança em estar ao lado de Cristo. Desse modo, a vida sem pecado de Jesus nos é atribuída como um presente, e somos salvos por Seus merecimentos.
    Como filhos da luz, somos chamados por Deus para exercer uma influência positiva na sociedade em que estamos inseridos. Princípios morais e espirituais têm sido anulados da conduta das pessoas. Pelo poder e graça de Deus, precisamos restaurar em nossa vida os parâmetros de conduta adequada

1 Tessalonicenses 3:12-13 - Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês. Que ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
Leiamos Filipenses 3:12-14 2. "A verdadeira santificação é obra diária, continuando por tanto tempo quanto durar a vida" (Ellen G. White, Santificação, p. 10).



Minha decisão
( ) Desejo me relacionar com Cristo por meio da oração e do Estudo da Bíblia, levando uma vida de santidade e constante crescimento com Jesus.
( ) Desejo abrir meu coração à influência do Espírito Santo e permitir que Ele me transforme diariamente à imagem de Cristo.
( ) Desejo exercitar minha fé, partilhando as verdades da Bíblia que tenho aprendido.

Referências:
Biblia Online
Estudo Bíblico - Ensinos de Jesus

Leituras adicionais:

Postar um comentário

0 Comentários