Deus Espírito Santo
Milhares de pessoas possuem uma compreensão equivocada de Deus Espírito Santo. Por isso, caem no engano satânico de pensar que uma possessão, na verdade demoníaca, ou um êxtase de sentimentos e emoções descontroladas são manifestações de Sua santa presença. Ou, em outro extremo, por temor a essas manifestações, afastam-se completamente de Sua influência e tentam viver um cristianismo frio, não envolvente e sem poder de transformar a vida.
Deus Espírito Santo aparece pela primeira vez na Sagrada Escritura no relato da criação de nosso mundo, “pairando sobre as águas” (Gn 1:2). Davi pede que o Espírito Santo não seja retirado dele (Sl 51:11). Em Isaías 63:10 é dito que o Espírito Santo pode ser contristado.
JESUS foi concebido pelo Espírito Santo (Mateus 1:18), batizado com o Espírito (Marcos 1:9, 10), conduzido pelo Espírito (Lucas 4:1) e executou Seus milagres por meio do Espírito (Mateus 12:28). Esses são alguns exemplos de que a missão de Jesus e a missão do Espírito Santo eram totalmente interdependentes. Depois da ascensão de Jesus, o Espírito Santo veio à Terra para estar com os fiéis até que Jesus voltasse novamente (João 14:1-3, 16). Hoje aprenderemos mais sobre o Espírito Santo.
A Bíblia revela que o Espírito Santo é uma Pessoa, e não uma força ou poder impessoal (Atos 15:28). Possui os mesmos atributos da Divindade, pois é Deus (Atos 5:3, 4). No Antigo Testamento, Ele é descrito participando na criação da Terra (Gênesis 1:2), agindo no coração humano (Gênesis 6:3) e habilitando certos indivíduos para tarefas especiais (Juízes 6:34). Também foi prometido para os últimos dias (Joel 2:28; Atos 2:15-17).
1. Quem é o Espírito Santo? 1Coríntios 2:12-16
Pela palavra profética entendemos que “Sua obra é definir e manter a verdade. Ele primeiro habita o coração como o Espírito de verdade, e torna-Se assim o Consolador.
A Bíblia apresenta o Espírito Santo como um dos três membros da Trindade, como uma pessoa e com uma personalidade distinta. A Palavra de Deus dá evidências claras e diretas da personalidade do Espírito Santo. Quais são as características básicas que indicam personalidade?
- Mente – a capacidade de pensar, adquirir conhecimento e a competência de raciocinar;
- Vontade – o poder de decisão, a capacidade de fazer escolhas ou autodeterminação;
- Emoções e sentimentos;
- Capacidade de falar, ensinar.
2. Que promessa Jesus fez aos discípulos? João 14:16, 17.
Após completar Sua missão de sofrimento e sacrifício em nosso favor, Jesus subiu ao Céu para continuar a obra de redenção pelos seres humanos. Quando nossos pecados são confessados a Deus e pedimos Seu perdão, Jesus oferece o próprio sangue como pagamento por nossas transgressões. Após Sua morte e ressurreição, era necessário que Cristo subisse ao Céu para interceder por nós junto ao Pai. Jesus, contudo, assegurou que não nos deixaria sós.
A notícia da partida de Jesus trouxe incerteza ao coração dos discípulos. Eles ainda não compreendiam como ela ocorreria. Depois de anos na companhia do Mestre, não aceitavam a ideia de Sua ausência. Jesus, porém, não os deixaria órfãos. Ele fez a promessa de enviar “outro Consolador”, o Espírito Santo. A expressão “outro”, usada por Jesus, indica alguém igual a Ele. O Espírito não só estaria com os discípulos, mas habitaria neles. Cheios do Espírito, estariam seguros para os grandes desafios que os aguardavam. Ele prometeu enviar o Espírito Santo, o Consolador. O Espírito da verdade atua poderosamente naqueles que se entregam a Seu controle. Por intermédio Dele, o Pai realiza Seus propósitos em favor da humanidade caída. Vamos conhecer mais o Espírito Santo de Deus.
Enquanto esteve na Terra, Jesus restaurou a saúde de pessoas enfermas, o conceito de adoração e a confiança dos seres humanos no amor de Deus. Mas não foi apenas isso. Por ser a verdade encarnada, Jesus nos apresentou a verdade restaurada. Os discípulos passaram a depender dessa verdade. Quando aprendemos a viver na verdade, nada mais nos satisfaz. E a verdade não é uma coisa abstrata; ela é uma pessoa: Jesus Cristo. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Jesus nunca nos abandona. Por isso Ele enviou o Espírito Santo para confortar nosso coração, nos acompanhar em todos os momentos e guiar a toda a Verdade. Por que precisamos do Espírito Santo para andar com Deus neste mundo?
3. Quando Jesus cumpriu Sua promessa de enviar o Espírito Santo? João 7:39; 20:22; Atos 2:1-4
A plenitude do Espírito Santo não poderia ser concedida a não ser depois que Jesus tivesse completado Sua missão. Sua morte na cruz e ressurreição ao terceiro dia faziam parte do plano da salvação. Faltava ainda mais um passo – o Pai aceitar o sacrifício do Filho em favor do ser humano pecador. Quando o sacrifício vicário (ou substitutivo) de Jesus foi aceito por Deus, Jesus foi glorificado, e o Espírito, enviado à Terra. Pedro afirmou: “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” (Atos 2:33).
4. Quais os principais resultados do Pentecostes para a igreja apostólica? Atos 2:38
5. Qual seria a obra do Espírito Santo? João 14:26; 16:8, 13.
Jesus disse que o Senhor Espírito Santo seria nosso Consolador, que estaria sempre ao nosso lado, e que convenceria ao mundo do pecado, da justiça e do juízo. Você consegue pensar em uma vida cristã sem esses elementos?
O Espírito, o Consolador, seria enviado para ensinar toda a verdade e nos fazer lembrar do que Jesus havia ensinado. Ele não somente apresenta a verdade sobre Cristo, mas traz a própria presença de Cristo. Dessa maneira, tanto o Pai quanto o Filho fazem morada no coração daquele que crê (João 14:23). Assim, a única forma pela qual podemos permanecer em Cristo é por meio do Espírito.
6. Qual é a obra do Espírito Santo na vida do cristão? Salmo 51:10 a 12; Ezequiel 36:26 e 27; Romanos 8:26 e 27; 1 Coríntios 12:7 e 11; Gálatas 5:22 e 23.
A presença do Senhor Espírito Santo não leva a uma escravidão mental. Jamais fará com que um êxtase de sentimentos desgoverne seu senso da realidade. Jesus foi o maior exemplo da atuação do Espírito Santo na vida de uma pessoa, e não conhecemos nenhum relato de que Ele ficava em transe, pulando, gritando, girando, Se contorcendo ou falando línguas sem sentido. Na verdade, conhecemos um Jesus manso, suave e gentil, no controle total de Suas emoções, com mente aberta e liberta pelo poder da verdade. E assim deve ser na vida do cristão sincero. A presença do Espírito em nossa vida trará paz e serenidade. Libertará nossa mente dos enganos satânicos pelo poder da verdade de Sua Palavra, e fará de nós filhos e filhas de Deus.
O Senhor Espírito Santo é real. Não é uma energia vazia. É uma pessoa e, portanto, você pode se comunicar e se relacionar com Ele.
7. Qual a disposição de Deus em dar-nos Seu Espírito? Lucas 11:13.
O Espírito Santo é a maior dádiva que o Céu pode conceder aos seres humanos. Devemos orar com tanto fervor pela descida do Espírito Santo como os discípulos oraram no dia de Pentecostes. Se eles necessitaram fazer isso naquele tempo, hoje precisamos muito mais. O grande desejo do Senhor é nos dar Seu Espírito, pois é por meio do Espírito que Deus habita em nós (1 Coríntios 3:16).
8. A quem Deus concede exclusivamente Seu Espírito? Atos 5:32, Tito 3:4-7
O Espírito Santo é dado a todo seguidor de Cristo quando o coração é inteiramente entregue para Sua habitação. Paulo escreveu a ordem: “Enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18), e essa ordem também é uma promessa de seu cumprimento. Se buscarmos colocar nossa vida em harmonia com a vontade de Deus, se nos humilharmos e confessarmos nossa dependência, o Espírito virá em resposta às nossas orações.
9. Sobre o que o Espírito de Cristo testemunhou por meio dos profetas? 1 Pedro 1:11
10. Qual a principal razão para a existência da igreja e como o Espírito Santo Se relaciona com isso? Mateus 28:18 a 20
11. Segundo Jesus, para qual pecado não há perdão? Mateus 12:31, 32.
Jesus ensinou que uma das funções do Espírito seria convencer os homens do pecado (João 16:8, 9). O arrependimento ou tristeza pelo pecado só pode ocorrer pela ação do Espírito no coração. Logo, o pecado contra o Espírito Santo é a recusa persistente de atender a Seus convites para o arrependimento. Deus sempre está disposto a aceitar o arrependimento, pois “é rico em perdoar” (Isaías 55:7), mas o próprio ser humano, pela dureza do coração e apego ao pecado, se coloca fora do alcance da graça de Deus.
12. Qual é o papel do Espírito Santo no processo de santificação do cristão? 1 Tessalonicenses 4:3 a 8; Romanos 6:22.
O Salvador, orando por nós, pediu: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (Jo 17:17). O Espírito Santo inspirou Pedro e Paulo a dizerem que fomos eleitos, escolhidos para viver em santidade: “Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (1Pe 1:2). “Porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2Ts 2:13). Uma vez salvos em Cristo e libertos do pecado, tem sentido viver fora do caminho da santificação? Grave mais uma vez o desafio das Escrituras para a sua vida hoje: “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna” (Rm 6:22). A palavra profética diz para você que a mente deve ser treinada para uma vida de santificação diária.
“A felicidade compõe-se de pequenas e grandes coisas. [...] Se quisermos tornar-nos semelhantes a Cristo e receber Sua forma de caráter, devemos nas pequenas coisas treinar a mente no sentido da santificação diária e progressiva. [...] Não de quando em quando, mas constantemente a nova vida é implantada pelo Espírito Santo, segundo a semelhança de Cristo.” – Nos Lugares Celestiais [Meditações Matinais, 1968], p. 66.
“O Espírito Santo, recebido pela fé, subjuga corações obstinados. Isto é a essência e o poder da santificação pela verdade, a fonte da fé que atua pelo amor e purifica o coração.” – E Recebereis Poder [Meditações Matinais, 1999], p. 55.
Tudo que somos e fazemos é o resultado do que somos interiormente. Se a Palavra de Deus ocupa o seu coração, é impossível o caráter de Cristo não se manifestar em sua vida. O que você é interiormente vai determinar suas prioridades. Portanto, lutar para fazer as coisas corretas sem buscar a Deus nas primeiras horas de cada manhã, é lutar pelo impossível, pois é Deus quem as faz por nós e em nós (Is 26:12). O ensino da Palavra é claro: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17). Então, meu irmão, deixe o Espírito Santo guiá-lo no caminho da justiça e em sua vida resplandecerá o brilho de Cristo.
13. O que significa ser batizado no Espírito Santo? João 3:5 Gálatas 5:5; Efésios 5:18
Primeiramente precisamos saber o significado de batismo. “Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciaram o serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do celeste Rei”. – Evangelismo, p. 307. A mais solene renúncia: O batismo significa a maior e mais solene renúncia do mundo. Mediante profissão, o eu é morto com a vida de pecado. As águas cobrem o candidato, e na presença de todo o Universo é feita uma mútua promessa. No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo o homem é imerso na sepultura líquida, “sepultado com Cristo no batismo”, e erguido da água para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os três grandes poderes no Céu são testemunhas, invisíveis, mas presentes. – A Fé Pela Qual Eu Vivo [Meditações Matinais, 1959], p. 146.
Recebendo o batismo diário do Espírito Santo
Quando abordamos este assunto, devemos ter claro em nossa mente duas palavras-chaves: permanecer e andar. Assim como recebemos a Cristo como Salvador e Senhor e selamos e confirmamos isso no batismo, temos que permanecer cada dia nEle, com um fervor maior do que o que tivemos no dia do batismo. Não é sufi ciente ter recebido a Cristo apenas nesse dia. É necessário permanecer na salvação dentro de uma base contínua. Sem essa continuidade a vida cristã perde o seu significado. Por isso, Ele diz: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). A mensagem aqui é: não é sufi ciente chegar a Cristo. É preciso ficar com Ele, desfrutar-Lhe a companhia, permitir que o Espírito Santo reproduza o caráter dEle em nossa vida. Esse é o segredo para uma vida cristã dinâmica e poderosa.
O desafio não é apenas ir à presença do Pai no momento da devoção pessoal, mas andar com Ele em cada momento do dia. Esta é a única maneira capaz de deter o domínio do pecado e das tentações. Daí a ordem da Palavra de Deus: “Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5:16). Começar o dia na presença do Espírito e andar com Ele, olhando fi rmemente a Cristo como Autor e Consumador da fé, nos permitirá viver com fé viva e poder renovado. Devemos começar e terminar o dia no poder do Espírito. “Não devemos desviar nossos olhos de Jesus. Precisamos estar constantemente recebendo o dom de Sua graça, o batismo do Espírito Santo, ou não seremos capazes de resistir à tentação ou fortalecer as coisas que permanecem, que estão prontas a morrer.” – Olhando Para o Alto [Meditações Matinais, 1983], p. 262.
Compreendendo o significado de Batismo diário do Espírito Santo
O batismo no Espírito Santo não é uma experiência separada da que você experimentou no dia de seu batismo. É uma continuação e renovação dessa experiência. Na Palavra de Deus não existe essa doutrina de um outro batismo. O ensino sagrado é: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4:5). O que entendemos das Escrituras a respeito desse assunto é que quando uma pessoa aceita Cristo como Salvador ela recebe esse dom como garantia de sua salvação. O desafio de cada pessoa que já experimentou essa bênção é permanecer nela e permitir que a mesma seja renovada diariamente. “O que significa, então, ser batizado no Espírito Santo? Significa receber o Espírito Santo na conversão e nEle permanecer; significa andar no Espírito (Gl 5:5); significa ser continuamente cheio do Espírito Santo (Ef 5:18).” – Reflexões Sobre o Espírito Santo, p. 81.
Diariamente Jesus recebia novo batismo do Espírito Santo. Ou seja, uma nova dotação da unção e, então, saía para pregar e testemunhar. Vivia, meditava e orava não para Si mesmo, mas para os outros. Depois de passar horas com Deus, apresentava-Se manhã após manhã para comunicar aos homens a luz do Céu. Cotidianamente recebia novo batismo do Espírito Santo. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor [Deus] O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros. – Parábolas de Jesus, p. 139. O Espírito Santo é o agente da redenção. É Ele Diariamente Jesus recebia novo batismo do Espírito Santo. Ou seja, uma nova dotação da unção e, então, saía para pregar e testemunhar. Vivia, meditava e orava não para Si mesmo, mas para os outros. Depois de passar horas com Deus, apresentava-Se manhã após manhã para comunicar aos homens a luz do Céu. Cotidianamente recebia novo batismo do Espírito Santo. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor [Deus] O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros. – Parábolas de Jesus, p. 139. O Espírito Santo é o agente da redenção. É Ele quem toca e atrai as pessoas para Jesus. O apóstolo Paulo fala, em Romanos, que se alguém não tem o Espírito Santo esse não é de Jesus: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8:9).
Batismo diário com fogo divino (Mt 3:11)
João Batista disse acerca de Cristo: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:11). O cumprimento inicial dessa profecia se deu no Pentecostes e seu cumprimento final se dará antes do segundo advento: “E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2:3, 4).
Devemos entender que o batismo com água, a que todos estamos acostumados, não é contrário ao batismo com fogo profetizado por João Batista; não existe a possibilidade de ser uma opção alternativa, o escolher entre ser batizado com água ou com fogo, pois ambos os batismos acontecem devido à ação do Espírito Santo. A Escritura não diz: “ou com fogo”, mas sim: “com o Espírito Santo e com fogo”. Claramente, o texto nos diz que “devemos ser batizados com o fogo divino agora para escaparmos da destruição do fogo consumidor mais tarde” (LeRoy E. Froom, A Vinda do Consolador, p. 265, 266). Recebemos esse fogo ao sermos renovados cada manhã pelo Espírito Santo.
O fogo possui características que são semelhantes às manifestações do poder do Espírito Santo. Várias vezes, na Palavra de Deus, são encontradas referências ao “fogo consumidor” de Deus. Dizer que o Espírito Santo é fogo significa que Ele é “Espírito purificador”.
Conclusão
Após a ascensão de Cristo, os discípulos esperavam ansiosos pelo cumprimento de Sua promessa de enviar o Espírito. Ao transpor as portas celestiais, Jesus foi entronizado em meio à adoração dos anjos (Salmo 24:7-10). Tão logo essa cerimônia foi concluída, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos como prova da autoridade de Jesus como Sacerdote e Rei, e todo o poder no Céu e na Terra lhe foi dado. Jesus não fechou o reservatório do Céu depois de derramar Seu Espírito no Pentecostes. Temos, hoje, o privilégio de sermos batizados com o mesmo poder. O Céu está repleto dos tesouros de Sua graça, e os que vão a Deus com fé podem reivindicar tudo o que Ele prometeu.
Deus o Espírito Santo desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na criação, Encarnação e Redenção. Inspirou os escritores da Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos e os que se mostram sensíveis, são renovados e transformados por Ele, à imagem de Deus. Concede dons especiais à igreja.
Qualquer definição que fuja à de que o Espírito Santo é Deus, tanto quanto o Pai e o Filho, é contrária à Bíblia, não sendo fruto de revelação, mas da tentativa de adaptar a Palavra de Deus àquilo que nossa mente quer acreditar, ou seja, um engano. Mesmo entre aqueles que dizem acreditar no que a Bíblia revela, há alguns que veem o Espírito Santo como mera força que pode ser dominada, ou energia a ser transmitida, como se Ele fosse uma espécie de poder místico, ou até mesmo mágico, que pode ser manipulado pelo ser humano. Isso é blasfêmia. É dessa forma que alguns líderes religiosos têm lidado com Aquele que é bendito eternamente. Contudo, principalmente entre os membros de nossa igreja, as pessoas, por medo de desviar-se do caminho, ou ainda por ter uma religião ritualística, controlada e definida por elas mesmas, têm ignorado a presença do Senhor Espírito Santo nos cultos, e até O expulsado da própria vida. Mas, temos nos esquecido de que não é possível viver o cristianismo verdadeiro sem a presença do Espírito Santo como guia de nossa vida. Qualquer tentativa de religião sem comunhão diária e real com Ele será um fracasso e levará ao esfriamento e liberalismo, ou à falsa experiência do legalismo. Nesse caso, a religião se resume a rituais e costumes, é fria e vazia de sentido, que não transforma e, acima de tudo, do tipo que não conduz ao cumprimento da missão.
Minha decisão
( ) Creio no Deus Espírito Santo como o Consolador, meu amigo e ajudador.
( ) Desejo abrir meu coração à influência Dele e ouvir Seus amáveis conselhos e ensinos.
( ) Buscarei receber Seu batismo diário e ajudar outros a conhecer mais de Jesus.
Referências:
Estudos Bíblicos: Ensinos de Jesus e Jesus Restaurador da Vida, Ouvindo a Voz de Deus.
Nisto Cremos
3ª Jornada Espiritual. Recebereis Poder. Quem é o Espírito Santo, p. 15.
3ª Jornada Espiritual. O Batismo Diário do Espírito Santo. O Espírito Santo e a Santificação, p. 46.
4ª Jornada Espiritual. Permanecei Em Mim Hoje. Deus, o Espírito Santo, p. 40.
0 Comentários