A Revelação

 1.0 A Revelação
1.1 O que significa a palavra "apocalipse"? Ap 1:1 "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João."
    A palavra "apocalipse" vem do grego e significa "revelação". No Apocalipse, o véu é afastado e podemos enxergar o futuro sob a perspectiva de Deus.
    Na cultura popular, "apocalipse" está associado à destruição e ao fim do mundo. Mas esse não é o ponto central do livro bíblico. Apesar de aportar para momentos difíceis da história, sua maior revelação é a de Jesus Cristo, a origem e o tema central do livro. Nessa revelação, a história de dor e sofrimento dá lugar a uma vida feliz e eterna.

1.2 Que afirmação Jesus faz quanto àquele que estuda o Apocalipse? Ap 1:3 "Feliz "aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo."
    Aqueles que leem a Palavra de Deus e dão ouvidos a ela por meio da obediência a seus ensinos são felizes.
    Quando conhecemos o conteúdo do Apocalipse e guardamos o que está escrito nele, podemos ter a certeza de que as promessas de Jesus se cumprirão em nossa vida. Por toda a Bíblia, Ele nos promete um novo mundo livre de todo o mal. A felicidade acompanhará aqueles que se dedicarem ao estudo de Sua revelação específica para o período final da história.

1.3 Por que podemos acreditar nas Escrituras Sagradas "Bíblia"? 2Pe 1:21
porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
    A Bíblia foi inspirada por Deus através da atuação do Espírito Santo. Ela foi escrita em um período que abrangeu cerca de 1.600 anos, por mais de 40 autores e em culturas distintas. As principais evidências de sua inspiração divina são: unidade temática, profecias cumpridas, fidedignidade histórica e arqueológica, atualidade de seus ensinos e vidas transformadas por sua mensagem de esperança.

1.4 Para compreender a Bíblia (em especial, o Apocalipse), qual deve ser nossa atitude? Lc 24:27 "E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras."
    Ao estudar as Escrituras devemos nos lembrar de que a Bíblia é interprete de si mesma. Ao estudar um tema, considere todas as passagens que tratam do assunto para ter uma visão abrangente, não limitada apenas a um verso. As passagens difíceis devem ser entendidas à luz das passagens mais claras.

1.5 Por que Deus se revelou em algumas circunstâncias por meio de parábolas e símbolos? Lc 8:10
E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
    Jesus falou por meio de parábolas para que Sua mensagem fosse entendida somente por aqueles que tinham interesse nas coisas espirituais. Da mesma forma, Deus codificou a revelação sobre o futuro do mundo no Apocalipse para que as pessoas pudessem compreendê-la apenas por meio do relacionamento com Deus. Jesus apresentou, em Sua sabedoria, mensagens numa linguagem compreensível para "Seus servos" (Ap 1:1).

1.6 Entre os símbolos do Apocalipse, o que significa "Cordeiro", "dragão", "águas"? Ap 5:6, Ap 12:9, Ap 17:15
A. Cordeiro: E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. Apocalipse 5:6
    No Antigo Testamento (AT), o cordeiro é sacrificado no lugar do pecador. O cordeiro pascal significa vida e libertação do cativeiro egípcio. O Novo Testamento (NT) aponta Jesus como a realização do simbolismo do cordeiro. Cristo é Aquele que tira o pecado do mundo e liberta o pecador das amarras do mal (Jo 1:29).

B. Dragão: E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo. Ele foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Apocalipse 12:9
    O Apocalipse identifica o dragão como sendo a antiga serpente do Éden, o próprio Satanás, que se coloca em luta contra Jesus, o Cordeiro.

C. Águas: O anjo disse ainda: — As águas que você viu, onde a prostituta está sentada, são povos, multidões, nações e línguas. Apocalipse 17:15
    O termo "águas" refere-se a "povos" no Apocalipse.

1.7 Que advertências Deus nos faz ao interpretarmos as profecias? 2Pe 1:20
Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; 
    Devemos interpretar as profecias iluminados pelo Espírito Santo, sem criar interpretações pessoais baseadas em especulação.

1.8 Qual é a síntese da mensagem do Apocalipse? Ap 12:10,11
Então ouvi uma voz forte no céu, proclamando: “Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite diante do nosso Deus.
Eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo diante da morte, não amaram a própria vida. Apocalipse 12:10,11
    A salvação, e o reino são obtidos para nós por Deus, por intermédio de Cristo. Ao aceitarmos o sacrifício de Cristo, venceremos o acusador e a morte.

1.9 Por que, no Apocalipse, o anúncio de uma destruição é uma mensagem de esperança? Ap 20:10 "O diabo, que os tinha enganado, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já se encontram a besta e o falso profeta;Ap 19.20 e serão atormentadosAp 14.10 de dia e de noite, para todo o sempre."
    O diabo e seus instrumentos de engano que tanto mal tem provocado, serão derrotados definitivamente.

1.10 Que promessa encerra o livro do Apocalipse? 22:7 "Eis que venho sem demora. Ap 3.11 Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro."
    Jesus Cristo repete ainda outras duas vezes (v. 12, 20), ao final do livro, a maior promessa das Escrituras Sagradas: Ele voltará, quando isso ocorrer, Deus "enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Ap 21:4).